O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), na gestão “É Preciso Estar Atento e Forte” (2020-2023), reafirma o compromisso ético-político dos/as assistentes sociais na luta pela Visibilidade Lésbica. Neste dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data foi criada no intuito de combater à lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas.
O machismo e outras formas de preconceito são os principais alvos a serem combatidos pelos movimentos que lutam pelos direitos LGBTQIAP+.
O CRESS-SE relembra que está nos princípios do Código de Ética Profissional, que os/as assistentes sociais lutem pelo “empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças”.
É preciso construir estratégias coletivas de resistência e enfrentamento contra as variadas formas de opressão, e defender a livre orientação sexual e identidade de gênero.
🏳️⚧️O CRESS Sergipe defende o direito de existir e de amar e luta pela visibilidade lésbica, contra a lesbofobia, lesbocídio e machismo.