Neste domingo, 25 de julho, também é comemorado o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural. Esses trabalhadores são essenciais para a economia do país. Apesar das inúmeras dificuldades que enfrentam, como falta de incentivos, carência de recursos, dificuldade de acesso às tecnologias do setor, os/as trabalhadores/as rurais desenvolvem suas atividades na agricultura, no extrativismo e na pecuária levando alimento de qualidade para toda população do país.
O CRESS Sergipe vem reforçar a luta pelos direitos de todos/as trabalhadores/as rurais. Como diz a frase: “Se o campo não planta, a cidade não janta“, um lema criado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é preciso maior valorização para os/as trabalhadores/as que produzem a maioria dos alimentos no Brasil.
Além disso, os movimentos sociais como MST lutam pela regularização fundiária e pela reforma agrária. Também é de extrema importância que essas/es trabalhadoras/es tenham a liberação de seus direitos previdenciários e do auxílio emergencial, para que possam garantir a subsistência para suas famílias.
Sobre a data
A comemoração foi instituída pelo Decreto de Lei nº 4.338, de 1º de Maio de 1964. O dia 25 de julho foi escolhido em homenagem a morte do deputado federal Fernando Ferrari, que lutou pelos diretos dos trabalhadores e questões sociais.