O dia 19 de abril é um dia marcado pela luta e resistência dos Povos Indígenas. E para registrar a importância desta data, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS-SE) destaca a atuação dos/as assistentes sociais na garantia dos direitos desta população.
Os profissionais de Serviço Social, assim como os demais profissionais e a população em geral, precisam atuar de forma conjunta, buscando respeitar e entender a cultura indígena e valorizar a sua história.
Como bandeira de Luta do Conjunto CFESS-CRESS, os/as assistentes sociais precisam atuar nas comunidades garantindo o acesso aos direitos fundamentais desse grupo, como o direito à saúde, educação, segurança alimentar, direitos territoriais e de acesso à justiça. Ou seja, defender o direito à vida, os direitos sociais, o respeito a demarcação e proteção das terras indígenas sem presença de garimpos, sem cultivo voltado a exportação e ao agronegócio.
O CRESS Sergipe reforça que também é preciso combater questões relacionadas ao racismo e a discriminação contra os povos indígenas, promovendo a igualdade e a inclusão na sociedade.
✊🏿✊🏽✊ Por mais respeito às diferenças culturais e pela defesa de políticas públicas que garantam os direitos dos povos indígenas!