Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

🏳️‍🌈28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

+ Amor! + Respeito! + Diretos! – Preconceito!

Neste dia 28 de junho, que é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), através da Gestão “Seguiremos Atentos e Fortes em Defesa do Serviço Social 2023-2026”, reafirma o compromisso dos/as assistentes sociais com essa população.

A data tem como objetivo conscientizar toda a sociedade sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.

O Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ foi criado no dia 28 de junho, em homenagem ao episódio da Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, a comunidade LGBTQIAPN revoltou-se contra uma série de invasões da polícia de Nova York a bares frequentados por gays, onde estes eram presos e sofriam diversos tipos de violências por parte das autoridades.

A 1ª Parada do Orgulho LGBT foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito. A Revolta de Stonewall Inn é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no Século XX.

⏭️ VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DAS SIGLAS LGBTQIAPN+?

L – LÉSBICAS – Mulheres (cisgêneros ou transgêneros) que são atraídas afetivamente e sexualmente por outras mulheres, sejam cis ou trans.

G – GAYS – Homens (trans ou cis) que são atraídos afetivamente e sexualmente por outros homens, também sendo cis ou trans.

B – BISSEXUAIS – pessoas que são atraídas afetivamente e/ou sexualmente tanto por homens ou mulheres. Englobam homens e mulheres transgêneros e cisgêneros.

T – TRANSEXUAIS OU TRAVESTIS – Pessoas que não se identificam com o gênero biológico, ou seja, quem nasce com o órgão genital masculino e se identifica como mulher (sendo uma mulher trans), ou quem nasce com o órgão genital feminino, mas se identifica como homem (sendo um homem trans). Travestis são pessoas que preferem esse termo, representando resistência e motivações políticas.

Q – QUEER – Pessoas que não se identificam totalmente como homem ou mulher, mas fluem entre os dois gêneros, geralmente denominados de gênero fluído. Não veem sua orientação sexual definida entre hetero ou homossexual.

I РINTERSEXUAIS РPessoas que podem nascer com genitais de um sexo, por̩m, o sistema reprodutivo correspondente a outro, bem como seus horm̫nios. Ou tamb̩m podem apresentar uma anatomia sexual que ṇo ̩ definida como masculina ou feminina, o que leva a cirurgia de redesigna̤̣o sexual.

A РASSEXUAIS РPessoas que ṇo sentem atra̤̣o sexual, seja qual for o sexo, sendo oposto ou igual. Por̩m, desenvolvem sentimentos amorosos e afetivos.

P РPANSEXUAIS РPessoas que possuem atra̤̣o sexual/rom̢ntica por pessoas, independente do sexo ou g̻nero das mesmas.

N – NÃO-BINÁRIOS – Pessoas que não se identificam no padrão binário de gênero (englobam os agêneros, gêneros fluidos, entre outros).

+ – Utilizado para incluir outros grupos e variações de gênero e sexualidade, visto que a sigla está em constante mudança.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br