O vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), Wallison Hipólito, participou entre os dias 12 e 19 de novembro do Curso Ética em Movimento para Agentes de Multiplicação. A 18ª edição do Curso de Formação foi realizada em São Paulo e reuniu Assistentes Sociais que integram as Gestões do Conjunto CFESS/CRESS, como também profissionais da base, para discutir sobre os princípios e fundamentos éticos do Serviço Social brasileiro.
O curso foi ministrado por professoras que aprofundaram os temas: Ética e História, Ética e Trabalho Profissional, Ética e Direitos Humanos e Ética e Instrumentos Processuais.
“Foi uma grande satisfação participar do curso. É uma experiência incrível que nos permite ter uma verdadeira imersão no campo ético da nossa profissão. É um privilégio poder fazer o curso e ser agente multiplicador, onde estarei realizando a multiplicação desse curso em Sergipe no ano de 2023, para toda a gestão e para a categoria”, afirmou o vice-presidente, que representou Sergipe durante o evento.
Ainda segundo Wallison, a multiplicação do curso em Sergipe será divulgada previamente em 2023. “A multiplicação terá o objetivo de contribuir com o debate da ética profissional em dimensão crítica e ampliada, em interface com os direitos humanos e a consolidação do projeto ético-político profissional”.
O vice-presidente reforçou ainda a importância do conhecimento com relação aos princípios éticos do Serviço Social. “A ética está inserida no nosso cotidiano, nas nossas relações pessoais e profissionais. Enquanto profissional do serviço social preciso defender e fazer uso dos princípios do código de ética que norteiam a nossa profissão. Essa compreensão perpassa pela defesa dos interesses dos usuários e da classe trabalhadora que fazemos parte. Precisamos assumir um compromisso coletivo em defesa da ética e dos direitos humanos”.
A participação no curso, segundo o Wallison, também foi uma oportunidade de conhecer profissionais de outros estados, cada um trazendo suas vivências. “Pudemos debater sobre a história da ética, como se dá o viés e a aplicação dos direitos humanos e dos instrumentos processuais. Saio dessa imersão muito satisfeito e estou ansioso para em breve poder multiplicar os conhecimentos adquiridos durante esse curso que é histórico no CFESS”, finalizou.