Veja a Nota de Convocação para o 14º CBAS

Iniciada a organização do mais importante evento do Serviço Social brasileiro, que congrega profissionais e estudantes, convocamos todos/as os/as profissionais, unidades acadêmicas e movimento estudantil a se mobilizar na divulgação e adesão ao 14º CBAS, a ser realizado dos dias 14 a 18 de outubro de 2013, no estado de São Paulo, na cidade de Águas de Lindóia.

Nos últimos eventos, temos reafirmado a direção do CBAS como um evento de legitimação, reforço e enraizamento do Projeto Ético-político da profissão, um espaço democrático de aprofundamento de importantes reflexões sobre os desafios da sociedade atual em tempos de crise do capitalismo tardio, considerando os rebatimentos desta realidade no cotidiano dos/as assistentes sociais brasileiros/as. Além desta oportunidade de adensamento teórico-metodológico, a dimensão do congresso como espaço político se reafirma, já que o Serviço Social se constitui nos últimos anos como importante sujeito político e coletivo em defesa de direitos sociais e de um projeto de sociedade livre da exploração, em uma sociedade emancipada.

Neste evento, destaca-se ainda a relevância da produção, da socialização e da difusão do conhecimento na área, uma vez que é crescente o número de artigos que tratam de pesquisas acadêmicas e relatos de experiências profissionais, que retratam a diversidade e a fecunda contribuição do Serviço Social frente aos desafios das diferentes realidades e respostas profissionais, por meio da sistematização do conhecimento. Como tradição em nossos congressos, os debates visam a trazer elementos para a apreensão da realidade social e suas refrações, articulando nesta perspectiva as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa da profissão. Ademais, é forte a ofensiva que o Serviço Social enfrenta no seu exercício,  resultado do conservadorismo, da precarização do trabalho e dos serviços, bem como dos deletérios efeitos da falta de qualidade na formação profissional.

Outro fator levado em consideração para a realização do CBAS diz respeito ao crescimento expressivo do contingente de profissionais (mais de 110.000) e estudantes, o que exige, ano a ano, uma estrutura administrativa e física compatível com as demandas da categoria. Se, por um lado, comemoramos a consolidação do CBAS como um evento profícuo e abrangente, por outro, enfrentamos os dilemas da mercantilização de espaços e serviços que viabilizam um evento desta magnitude. Além da nossa clara posição e direção ético-política, que nos distancia felizmente do rol dos lobistas e patrocinadores do grande capital, fazendo de alguns eventos espaços de cooptação ideológica e de reducionismo do conteúdo político. Prezamos sempre pela autonomia política e pela liberdade de expressão em nossos congressos, na direção do Projeto Profissional.

Neste sentido, a luta da comissão organizadora tem sido por resguardar o evento politicamente, com estrutura adequada e compatível com o que a categoria tem exigido, e por viabilizar financeiramente o CBAS como autossustentável. Para isso, com todos os esforços e trabalho de pesquisas, considerando a realidade de São Paulo como maior cidade do Brasil, num contexto de prioridade dos centros urbanos para realização de megaeventos, em especial em um ano de Copa das Confederações; a locação dos espaços encontrados na capital e seu entorno mais imediato, com capacidade para a realização do evento, levaria a inscrição a um custo “exorbitante”, muito além dos valores praticados nas edições anteriores. De acordo com estimativas de público baseadas nos eventos anteriores e no grande contingente de assistentes sociais do próprio estado, deliberamos por interiorizar o evento e assim viabilizá-lo financeiramente, seguindo tendências de outras categorias da área das ciências humanas e sociais, que aprovaram esta iniciativa como positiva.

A melhor opção encontrada foi a bela cidade de Águas de Lindóia, com espaço adequado para realização de todo evento, possibilidade de transmissão simultânea, salas de apoio, miniauditórios, recepção, etc. Com um custo levantado inicialmente, dentro dos limites das inscrições anteriores (um dos maiores esforços das entidades envolvidas em procurar manter ou reduzir o custo), malha viária acessível e terminais rodoviários para a cidade, próximos de aeroportos e rodoviária (na capital e em Campinas), rede hoteleira compatível e alternativas de estadia, deslocamento curto ou caminhada para o evento, cidade com infraestrutura para atendimento turístico e local extremamente aprazível. De forma responsável, certamente temos um excelente local para a realização do evento, com particularidades que se diferenciam de estruturas urbanas, suas vantagens e desvantagens. Assim, afirmamos a expectativa de realizarmos mais um importante CBAS.

Contamos com o entusiasmo, a divulgação e a adesão desta categoria aguerrida para juntas/os realizarmos mais um marcante evento. Em breve, traremos novas informações sobre o 14º CBAS, que segue com passos firmes da caminhada rumo ao interior, revelar um outro Brasil, como conclama o poeta Milton Nascimento:

“A novidade é que o Brasil não é só litoral

É muito mais, é muito mais que qualquer zona sul

Tem gente boa espalhada por esse Brasil

Que vai fazer desse lugar um bom país

Uma notícia está chegando lá do interior…”

As entidades organizadoras:

Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)

Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS)

Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO)

Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (CRESS 9ª Região)