Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Turma do curso ética em movimento encerra suas atividades em Lagarto

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

 

Assistentes sociais que atuam em espaços sociocupacionais diversos se reuniram nos dias 26 e 27 de setembro, 3 e 4 de outubro para debater aspectos éticos relacionados ao seu fazer profissional, durante o curso Ética em Movimento. Realizado na cidade de Lagarto, o curso é uma realização do Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região – Sergipe (CRESS/SE), e do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

Para o conselheiro do CRESS Sergipe, André Dória, a turma inaugura uma nova fase do CRESS Sergipe, que leva em consideração a necessidade de interiorização das ações do regional. “Pela primeira vez, o nosso regional levou para o interior as atividades ampliando o acesso a debates fundamentais para a qualificação profissional da nossa categoria”, destacou.

Uma nova turma do curso, com aulas também realizadas no interior do estado, será aberta. A cidade polo escolhida é Estância, onde as atividades acontecem nos dias 24, 25 e 31 de outubro e 1 de novembro, sempre das 8h às 18h.

“A descentralização e a capilarização das atividades do CRESS Sergipe foi um compromisso da gestão Vamos Lá Fazer o que Será e é com muito orgulho que comemoramos esta ação no interior do estado”, completou o conselheiro, que foi um dos profissionais que ministrou as aulas durante os quatro dias. Além de assistente social, André é MBA em Gestão Pública pela FACEL e consultor especializado na Política de Assistência Social.

O curso foi ministrado por Magaly Nunes de Gois, assistente social com ampla experiência, doutora em Educação e assessora técnica da PRONESE e Vanessa de Oliveira Santos, que além de assistente social é especialista em Direito de Família e Políticas Sociais e analista do INSS. As duas assistentes sociais, então da direção do CRESS Sergipe, participaram de cursos de facilitadores ética em Movimento, quando, receberam e a tarefa de multiplicar o curso em Sergipe.

Magaly dedicou suas aulas ao debate acerca dos temas “Ética e história” e “Ética e prática profissional”. No primeiro módulo, o debate se voltou para a Ética do ponto de vista histórico e ontológico. “Debatemos sobre as diferenças entre ética e moral e sobre a importância do balizamento do exercício profissional a partir dos princípios do nosso código de ética, que também são os princípios do nosso projeto ético-político”, contou a facilitadora.

O segundo módulo, apontou Magaly, se centrou nos valores éticos que devem balizar o exercício profissional. “Por meio de exemplos cotidianos, a reflexão foi feita coletivamente”, destacou, explicando que além dos livros utilizados no curso e editados pelo CFESS, suas aulas utilizaram filmes e documentários que refletem sobre a conjuntura mundial e brasileira.

Para a também facilitadora Vanessa de Oliveira Santos, o projeto Ética em movimento busca promover a reflexão ética no Serviço Social, indo além do aspecto legal do cumprimento dos direitos e deveres, orientando a perspectiva social e política da profissão.

“A proposta é trazer para a realidade do profissional do Serviço Social a discussão sobre a aplicação dos princípios do nosso Código de Ética, suscitando o debate a partir da nossa realidade concreta enquanto profissional. Da letra fria do código, a situações cotidianas, que muitas vezes se repetem e se assemelham nas mais variadas realidades profissionais e nos mais diversos espaços sociocupacionais”, destacou a Vanessa. “Mais do que o exercício profissional, os valores éticos devem permear também a formação profissional”, completou Magaly.

Inscrições para o polo Estância

Quem se interessar, ainda é possível se inscrever para a próxima turma do curso, que acontece na cidade de Estâncias nos dias 24, 25 e 31 de outubro e 1 de novembro, sempre das 8h às 18h. “O CRESS Sergipe irá disponibilizar certificado de participação, que pode ser utilizado, inclusive por aqueles profissionais que precisam justificar junto aos seus locais de trabalho”, sugeriu o conselheiro André Dória.

O curso é gratuito e as inscrições estão abertas. Para se inscrever, Baixe AQUI a Ficha de inscrição, preencha e envie para o e-mail eticaemmovimentose@gmail.com. Interessados podem ainda se inscrever presencialmente, na sede do CRESS Sergipe, de segunda a quinta, h às das 8h às 12h e às sextas-feiras, das 7h às 12h e das 14 às 17h. O CRESS fica localizado na Rua Dom José Thomaz, 683, bairro São José, em Aracaju.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br