Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Curso Realidade Brasileira

a partir dos pensadores brasileiros

1ª Turma da Grande Aracaju

Eu sou de uma terra que o povo padece / Mas não esmorece e procura vencer / Da terra querida, que a linda cabocla / De riso na boca zomba no sofrer / Não nego meu sangue, não nego meu nome / Olho para a fome, pergunto o que há? / Eu sou brasileiro, filho do Nordeste, Sou cabra da Peste” (Patativa do Assaré)

Apresentação

Desde o Primeiro Curso Realidade Brasileira – CRB, realizado em 2001, em Juiz de Fora – MG (organizado por Movimentos Sociais Populares em parceria com a UFJF), já aconteceram mais de 50 turmas do CRB em todo Brasil. O curso nasceu da necessidade de se retomar a formação de militantes de forma mais sistemática, se voltar a pensar o Brasil e o Projeto Popular, a viabilidade da construção do Brasil como nação através das potencialidades, criatividades e da formação histórica, social, cultural e econômica do seu povo.

Vivemos uma crise provocada pelo capitalismo. Mais do que nunca precisamos retomar a prática do estudo, o despertar da consciência, pensar o Brasil e a organização popular. Mas não partimos do zero. Muito ao contrário. São muitos os intelectuais brasileiros, hoje amordaçados, renegados e boicotados pelas ideias do pensamento único, restritivo, economicista, opressor.

Neste sentido, queremos ocupar esse espaço na sociedade. Para nos ajudar nessa tarefa, ninguém melhor que os clássicos brasileiros, pensadores (as), intelectuais e militantes que interpretaram o Brasil com originalidade, criticidade e profundidade. Orientados pelos ideais de mudança. Pensadores/militantes, renomados, reconhecidos e estudados muito mais fora do Brasil que por nós brasileiros (as): Florestan Fernandes, Celso Furtado, Caio Prado Jr., Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Milton Santos e tantos outros e outras.

Inscrições:

1ª ETAPA – Inscrições: Até 31 de Março

01) Preencher Formulário de Inscrição disponibilizada no Blog do CRB Grande

Aracaju: www.crbgrandearacaju.blogspot.com ou preencher ficha de inscrição e enviar para o e-mailassembleiapopularsergipe@gmail.com

02) Carta do movimento/organização lhe indicando, com justificativa e expectativa do movimento em relação à sua participação;  Enviar por e-mail (assembleiapopularsergipe@gmail.com) ou levar pessoalmente no dia da entrevista (2ª Etapa).

2ª ETAPA – Entrevista: 03 e 04 de Abril

Os candidatos (as) selecionados (as) na 1ª etapa participarão de uma entrevista para fins de apresentação da metodologia e conteúdo. As entrevistas serão realizadas na CUT, Rua Porto da Folha, nº 1039, Bairro Cirurgia.

3ª ETAPA – Resultado da Seleção: 06 de Abril

A lista de selecionados(as) será divulgada no blog a partir desta data.

Cursistas: 70 militantes, educadores, lideranças e representantes dos movimentos sociais do campo e da cidade foram selecionados.

Carta horária total: 140 horas.

Realização coletiva: O curso é uma realização coletiva proporcionando aos educandos a participação em atividades que visam à auto-sustentação do curso.

Local das Atividades: Centro de Capacitação Canudos – Quissamã. Localizado no município de São Cristóvão.

Secretaria: Blog: www.crbgrandearacaju.blogspot.com

E-mail para contatos: assembleiapopularsergipe@gmail.com

Telefones para contato: Erick (Levante): 9971-2565; Dalva (MOTU): 9866-9588; Valmir (CUT): 88443384; Sinho (Hip Hop): 9890-5271; Paola (Assembleia Popular): 9921-0855

Metodologia

O curso será organizado em 07 módulos presenciais, um final de semana por mês, com chegada aos sábados pela manhã e com horário integral de 8 às 20h no sábado e de 8h a 16h no domingo. Cada mês será estudado uma obra de pensadores brasileiros.

Entre cada módulo, no tempo comunidade, deverá ser produzido um trabalho proposto pela Comissão Político Pedagógica/CPP, o famoso trabalho de casa, para ajudar na fixação dos conteúdos trabalhados e no aprimoramento do método de estudo individual.

A metodologia compreende ainda núcleos de bases como espaços de coletividade que proporcionará maior participação, divisão de tarefas e auto-sustentação do curso. Estes núcleos serão permanentes até o último módulo e deverá ter representantes em diversas equipes que ajudarão no andamento do curso. As equipes são: Coordenação; Comunicação; Infraestrutura e Finanças; Mística; Memória.

É obrigatória a participação em 75% dos módulos.

Programação

Tema Pensador Obra de referência Data
Formação cultural do povo brasileiro Darcy Ribeiro O Povo Brasileiro 18 e 19 de Maio
Formação econômica do Brasil Caio Prado Jr. & Celso Furtado Formação Econômica do Brasil 15 e 16 de Junho
Classes sociais e transformação social Florestan Fernandes

Caio Prado Jr.

Clássicos da Revolução Brasileira 13 e 14 de Julho
Questão Urbana e Transformações no mundo do trabalho Vários Textos escolhidos 10 e 11 de Agosto
Questão agrária no Brasil Vários A Questão Agrária.

Org. J.P. Stédile

14 e 15 de Setembro
A Ditadura no Brasil e as organizações de esquerda Jacob Gorender Combate nas trevas 12 e 13 de Outubro
Trabalho de base e organização popular

Projeto Popular para o Brasil

Vários Textos escolhidos pelo CEPIS 09 e 10 de Novembro

Organização do Curso

Assembleia Popular

ALPV – Associação Sergipana de Hip Hop Aliados pelo Verso

Consulta Popular

CUT – Central Única dos Trabalhadores / SE

Levante Popular da Juventude

MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

MOTU – Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br