Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Seminário sobre desenvolvimento, democracia e direitos humanos se encerra nesta sexta feira, dia 31 de agosto.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Buscando a reflexão do controle social e a promoção do debate sobre democracia com militantes das mais diversas causas de toda a sociedade, o CRESS Sergipe participou da abertura do Seminário Nacional Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento, promovido pelo Instituto Braços – Centro de Defesa dos Direitos Humanos em Sergipe, na noite da última quarta-feira, 29 de agosto, no auditório da OAB Sergipe.

Representando o Cress Sergipe na abertura, Vera Núbia,  destacou a importância da participação da temática para toda a sociedade e firmou o compromisso do serviço social na afirmação da democracia e dos direitos humanos.

“ O CRESS Sergipe participa da organização deste evento pelo compromisso ético e politico que o Serviço Social tem pela garantia de uma sociedade onde seus sujeitos possam usufruir dos seus plenos direitos, exercendo a cidadania e fortalecendo o sistema democrático”, enfatiza Vera.

Durante o Seminário, o palestrante da noite, Cézar Britto Aragão, destacou a importância da Democracia no seu discurso e levantou questionamentos sobre a temática, como: a Democracia pode ser aperfeiçoada?; A estrutura da Democracia representativa nos moldes brasileiros é de fato inquestionável?; Qual o papel da burocracia na nossa democracia?; É possível pensar uma nova estrutura e forma de democracia que possibilite uma maior participação social?; A democracia apresentada em sua forma moderna sempre foi aceita como a melhor forma de uma sociedade se organizar?; No atual modelo econômico hegemônico brasileiro e mundial, é possível “democratizar a democracia”?; Quais os caminhos a seguir neste novo século que se inicia?.

Para o presidente do Instituto Braços, Thiago Oliveira, a resposta para estas perguntas e muitas outras devem ser construídas e reconstruídas coletivamente. “provavelmente iremos terminar o evento sem a resposta para muitas indagações, porém o importante é fazer com que as pessoas reflitam, pensem e ajam para transformar a realidade em que vivem”, pontuou.

O presidente do Instituto Braços explica que o seminário não tem um viés apenas acadêmico. “Para além disso, tenta ser um catalisador de idéias e ações que possam promover uma cultura de paz ou pazes (afinal não queremos impor um modelo dado e certo, a paz pode se alcançar de diversas formas), respeito aos direitos humanos, calcada na fraternidade entre os povos. Acredito que é preciso modificar o paradigma da nossa sociedade moderna e visualizar o “ser humano” como o núcleo dessa nova sociedade. A felicidade de cada ser humano deve ser a razão de ser de nossa sociedade e não o lucro, o dinheiro, o acúmulo de “riquezas” materiais”, ressaltou.

O caminho do diálogo permanente para construir parcerias foi aberto pelo Seminário. Até a sexta-feira, 31 de agosto, toda a sociedade sergipana está convidada para participar dessa luta cotidiana na construção de uma nova sociedade. Confira a programação do Seminário no folder do evento:http://www.institutobracos.org.br/uploads/folder.pdf

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br