Semana do/a Assistente Social: CRESS Sergipe homenageia Ana Côrtes

Nesta quarta-feira, o CRESS Sergipe prestará uma justa homenagem a uma grande assistente social e militante, que resistiu bravamente à ditadura militar nos tempos de chumbo: Ana Côrtes.

A homenagem, que integra a programação da Semana do/a Assistente Social, acontece durante o projeto “Ocupe a Praça”, nesta quarta-feira, 16. A iniciativa é uma realização do Conselho Regional de Serviço Social 18ª. Região (CRESS Sergipe) e do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, da Funcaju em parceria com a Mostra Cinema e Direitos Humanos.

A programação terá início às 17h30, com a Roda de conversa: “Democracia ontem e hoje no bojo dos movimentos sociais”.

Às 19h será exibido o Filme “Praça de Guerra”, de Edmilson Junior, que relata a história da tentativa de organização de um foco de guerrilha armada na Serra do Capim-Açú, na zona rural de Catolé do Rocha, pequena cidade no sertão paraibano, nos anos de 1960. Passados mais de 40 anos, esses velhos amigos se reencontram para contar essa história.

Premiado em praticamente todos os festivais de que participou, o filme paraibano foi vencedor do Prêmio Canal Brasil de Curtas, da 21ª edição do festival de documentários “É Tudo Verdade” e foi o grande vencedor do Fest Aruanda, o maior festival de cinema da Paraíba, vencendo diversas categorias do festival.

Após a exibição do premiado filme, o CRESS Sergipe prestará sua homenagem a Ana Côrtes: anistiada política, referência em Sergipe na luta em defesa dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito.

A atividade se encerra com o show musical, com a banda Samba do Arnesto, às 21h.

Sobre Ana Côrtes

Ana Côrtes, foi presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Serviço Social em 1967, graduou-se na Faculdade de Serviço Social em 1968, viveu na clandestinidade como operária metalúrgica em São Paulo e na zona canavieira de Pernambuco de 1969 a 1974; foi presa política no DOPS em Recife 1974; foi presidente do Sindicato das Assistentes Sociais , membro do Conselho Fiscal do Conselho Federal das Assistentes Sociais e Secretária de Assistência Social em 1986 e 2002 na Prefeitura de Aracaju.

A presidente do CRESS Sergipe, Joana Rita, aponta que homenagem a Ana Côrtes está em sintonia com o tema da Semana do/a Assistente Social 2018: “Nossa escolha é a resistência: somos assistentes sociais, somos classe trabalhadora!”. “Vivemos um momento de retrocessos na democracia em nosso país, portanto, nada mais justo do que homenagear esta aguerrida colega de profissão que nos orgulha pela história de resistência e dedicação ao enfrentamento às expressões da questão social e, sobretudo, à defesa da democracia”, avaliou.

Semana do/a Assistente Social

Promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região – Sergipe, o evento é uma forma de marcar a passagem do Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio. Ele é realizado em todo o país pelo conjunto CFESS-CRESS e, em Sergipe, conta com a parceria do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe e do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira.