CRESS Sergipe realiza programação especial no Dia do/a Assistente Social

No exato dia em que se comemora o Dia do/a Assistente Social, 15 de maio, o CRESS Sergipe realiza uma manhã especial de acolhimento e debates com a categoria.

O evento acontece no Ministério Público Estadual, a partir das 8h, com um café da manhã, seguido da Palestra magna: “O Assistente Social em Defesa dos direitos e do trabalho profissional: resistir, ocupar e lutar! Somos classe trabalhadora!”, proferida pelas professoras doutoras Fátima Grave (RJ) e Dirce Koga (SP).

A atividade integra a programação da Semana do/a Assistente Social 2018, promovida pelo Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região – Sergipe. Realizado em todo o país pelo conjunto CFESS-CRESS, em Sergipe, o evento conta com a parceria do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe e do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira.

Na programação da Semana, que teve início no último dia 8, constam ainda minicursos, atividade cultural Ocupe a Praça em homenagem à Assistente Social Ana Cortes, lançamento de livros, e rodas de conversa sobre os 64 anos de curso de serviço social na UFS.

Sobre as palestrantes

Fátima Grave é Assistente social formada pela Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre e doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É docente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade (NEFSSC). Atua no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da ESS/UFRJ nos cursos de Mestrado e Doutorado.

Fátima tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, atuando principalmente com as seguintes áreas temáticas: trabalho, formação profissional e ética. Ela foi conselheira e presidente do CRESS RJ, e coordenadora nacional de pós -graduação da ABEPSS. Atualmente é Vice-Presidente Regional da ABEPSS pela Regional Leste.

Dirce Koga é assistente social mestre, doutora e pós-doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Fez estágio de doutorado junto ao Centre National de la Recherche Scientifique – Observatoire Sociologique du Changement e estágio de pós doutorado junto ao Institut d’Etudes Politiques de Grenoble n Universidade Pierre Mendes France.

Atualmente é pesquisadora e professora do Programa de Estudos Pós Graduados em Serviço Social da PUC/SP, onde coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cidades e Territórios e íntegra o corpo de pesquisadores do Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais – CEDEST (PUCSP/INPE).

Dirce tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos temas: inclusão social, exclusão social, políticas públicas, território e desigualdade social.