Semana do/a Assistente Social 2018 conclama a categoria para a resistência e a mobilização

Em um momento que a classe trabalhadora vem sofrendo diversos ataques – marcado por contrarreformas e desmonte das políticas públicas, pelo crescimento reacionarista e pela ameaça à democracia – a Semana do/a Assistente Social, que acontece de 08 a 17 de maio, apresenta uma temática que reflete a postura da categoria: “Nossa escolha é a resistência: somos assistentes sociais, somos classe trabalhadora!”.

Promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região – Sergipe, o evento é uma forma de marcar a passagem do Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio. Ele é realizado em todo o país pelo conjunto CFESS-CRESS e, em Sergipe, conta com a parceria do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe e do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira.

A Abertura das atividades da Semana do/a Assistente Social, iniciará no dia 8 de maio, às 10h, na Câmara Municipal de Aracaju, onde a presidente do CRESS Sergipe, Joana Rita, irá proferir palestra na Tribuna Livre. O espaço foi concedido por meio de requerimento do vereador Iran Barbosa.

No Dia 15 de maio, o CRESS Sergipe oferecerá aos/às assistentes sociais um café da manhã especial no Ministério Público Estadual, seguido de Palestra magna: “O Assistente Social em Defesa dos direitos e do trabalho profissional: resistir, ocupar e lutar! Somos classe trabalhadora!”, proferida pelas professoras doutoras Fátima Grave (RJ) e Dirce Korga (SP).

Este ano, a Atividade Cultural será realizada por meio de uma parceria entre o CRESS/SE e o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira. Trata-se do “Ocupe a Praça Especial do/a Assistente Social”. Na programação, teremos exibição de filme, roda de conversa, homenagem à aguerrida assistente social que lutou pela democracia no período da ditadura militar, Ana Côrtes, exposição de Painéis Fotográficos/banners e show musical. A festa acontece no Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão, tendo início às 17h.

Em parceria com o Departamento de Serviço Social da UFS, o CRESS promoverá oficina, rodas de conversas sobre os 64 anos do Curso de Serviço Social em Sergipe – abordando diversas temáticas sobre nosso fazer profissional e acadêmico – e minicursos. Haverá ainda a palestra “Contrareforma do Estado Brasileiro e Retirada de direitos”, com a professora Doutora Reivan Marinho (UFAL), Na ocasião, o departamento lançará a Coletânea PROSS/DSS. Essas atividades ocorrerão nos dias 09, 10, 11 E 17, respectivamente.

A parceria com o CRESS Sergipe SE foi comemorada pela Chefe de Serviço Social da UFS, Noêmia Lima Silva. “Nessa grande e salutar parceria com o CRESS Sergipe, o Departamento de Serviço Social da UFS se soma para comemorar, parabenizar e homenagear essa categoria profissional, que abraça com nobreza o exercício, em defesa de direitos e luta por políticas públicas que realmente atendam às necessidades da população, nessa complexa sociedade atual. Vibremos com orgulho o dia do Assistente Social e continuemos na luta!”, declarou a professora.

Mote e luta

Para a presidente do CRESS, Joana Rita, a escolha do tema não poderia refletir melhor o momento em que nós brasileiros estamos vivenciando. “O mote da Semana do/a Assistente Social 2018 é uma convocação à nossa aguerrida categoria para que continuemos na luta por um modelo de sociedade livre”, avaliou, ressaltando que o CRESS Sergipe – direção e base – não deixou as ruas nos últimos anos, principalmente após o aprofundamento da crise gerada pelo golpe e do acirramento da luta de classes.

Helenilton Dantas explica que a escolha do tema da Semana do/a Assistente Social 2018 foi definida em Brasília, durante o 46º Encontro Nacional, realizado em 2017, com representantes dos Conselhos Regionais e da categoria de todos os estados do país.