Renato Paula e Tereza Martins ministram a palestra de abertura da Semana do/a Assistente Social 2019

No exato dia em que se comemora o Dia do Assistente Social, quarta-feira, 15 de maio, o CRESS Sergipe realiza a abertura da Semana do/a Assistente Social. O evento acontece a partir das 8h, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, localizada na Av. Augusto Franco que fica localizada na Av. Augusto Franco (Av. Rio de Janeiro), nº. 2340, bairro Siqueira Campos, em Aracaju.

Com o tema “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano!”, a palestra traz a debate o resultado das políticas ultraliberais que tem sido implementadas no país: o aprofundamento das desigualdades sociais, que afetam sobretudo as mulheres negras.

Para debater o assunto, foram convidados Renato dos Santos Paula, Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Tereza Cristina Martins, Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Além das palestras, a abertura contará ainda com Café da Manhã, Show Musical de Voz e Violão com Francis e Lorena e Apresentações Culturais.

Renato Francisco dos Santos Paula é Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da Unidade Regional e Coordenador do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Goiás (UFG). É professor dos cursos de Serviço Social, Administração, Arquitetura e Direito da UFG/Goiás.

Pesquisador com ampla produção técnica, acadêmica e de pesquisa nas temáticas, Renato atua prioritariamente na pesquisa das áreas desenvolvimento, desigualdade, pobreza, Políticas Sociais, Seguridade Social, Gestão Pública, Direitos Humanos, Territorialidades e Fundamentos do Serviço Social.

Sua atuação vai muito além da academia: Foi coordenador-geral e técnico na Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome  durante o governos Lula e Dilma, além de conselheiro  e vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Tereza Cristina Santos Martins é Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPB) e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), universidade onde é professora da Pós Graduação em Serviço Social (PROSS/UFS) e onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A professora e pesquisadora, foi coordenadora Nordeste da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e atualmente coordena o grupo do diretório de Pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Questão Social, Trabalho e Movimentos Sociais.

Com uma vasta atuação de pesquisadora e de militante, Tereza é uma grande referência no movimento negro e ampla experiência de pesquisa sobre Racismo, Trabalho, Questão Social, Formação Profissional em Serviço Social, tendo trabalhado, inclusive, com comunidades remanescentes de quilombos e Movimentos Sociais.

Sobre a Semana do/a Assistente Social

Realizada pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS Sergipe), a Semana do/a Assistente Social é celebrada anualmente pelo conjunto CFESS-CRESS com o intuito de dar visibilidade à profissão e às bandeiras de luta da categoria, inseridas no atual contexto socioeconômico.

Este ano, a programação terá início no Dia do/a Assistente Social, 15 de maio, e segue no dia seguinte, com a realização de cinco oficinas temáticas: Saúde da população Negra; SUAS Questão Racial; Racismo Institucional; Intolerância Religiosa e Estado Laico; Racismo na escola: como enfrentar?. Abertas a profissionais e estudantes de serviço social, as oficinas acontecem às 14h, também na Faculdade Maurício de Nassau.

Inscrições

Para se inscrever, basta fazer o download da ficha de inscrição disponível no link  http://novo.cress-se.org.br/wp-content/uploads/2019/04/Ficha-de-inscri%C3%A7%C3%A3o-SEMANA-AS-2019.doc  , preencher a fica com seus dados e enviá-la para o e-mail cadastrocressse@gmail.com. As inscrições podem ser feitas até as 23 horas de segunda, 13.

Confira na íntegra a Programação da Semana do/a Assistente Social 2019

Dia 15/05 (Quarta-feira) – Dia do∕a Assistente Social

08h – Credenciamento, Café da Manhã, Show Musical (Voz e Violão) e Apresentações Culturais.

09h – Abertura das atividades da Semana do Assistente Social.

10h – Palestra Magna – Tema: “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano”.

Palestrantes:

Renato Paula (Profº Drº e Coordenador do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Goiás)

Tereza Cristina Santos Martins (Profª Drª e Coordenadora da Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe).

Local: Auditório da Faculdade Maurício de Nassau. (Av. Augusto Franco, 2340 – Siqueira Campos, Aracaju – SE)

Dia 16/05 (quinta-feira)

14h – Oficinas de Políticas Públicas.

Oficina 01: Saúde da População Negra.

Facilitador: Roberto Lacerda (Profº Drº da Universidade Federal de Sergipe).

Sala: 401

Oficina 02: Desmonte do SUAS.

Facilitador: André Luiz Novais Dória (Conselheiro do CRESS/SE).

Sala: 402

Oficina 03: Racismo Institucional.

Facilitadora: Tereza Cristina Santos Martins (Profª Drª da Universidade Federal de Sergipe).

Sala: 403

Oficina 04: Intolerância Religiosa e Estado Laico.

Facilitadora: Meire Mansuet Alcântara Campos (Delegada de Polícia).

Sala: 404

Oficina 05: Racismo na Escola: Como enfrentar.

Facilitadora: Maíra Ielena Cerqueira Nascimento (Coordenadora de Políticas Educacionais para Diversidade – SEMED).

Sala: 405