Professor Paulo Felix assume representação do CRESS-SE no Comitê de Prevenção e Combate à Tortura de Sergipe

O Prof. Dr. Paulo Felix, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (DSS-UFS), assumiu na última quarta, 14, a titularidade da representação do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) junto ao Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura – Sergipe. E o conselheiro do CRESS, Aloísio Júnior, segue como suplente.

De acordo com Paulo Felix, é um orgulho de representar, como base, ao lado do companheiro assistente social e conselheiro Aloísio Júnior, a categoria de Serviço Social. “É fundamental que nós assistentes sociais ocupemos esse importante espaço de luta em defesa dos Direitos Humanos e de enfrentamento às mais diversas formas de violência e tortura praticadas pelo Estado. Agradeço ao CRESS-SE pela confiança na responsabilidade creditada. São ações importantes de fortalecimento da luta antirracista no estado, tendo em vista o perfil da população, em maior parte, sujeita às violações estatais”, informou.

Segundo o conselheiro Aloísio Júnior, na ocasião, foram discutidos alguns repasses sobre a reunião do Mecanismo Nacional e do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. “Também foram dados alguns encaminhamentos sobre o Relatório da inspeção feita pelo Mecanismo Nacional nas instituições de Sergipe e a retomada das discussões do edital de chamamento público para que seja implantada o Mecanismo Estadual, com o objetivo de realizar as perícias junto às unidades prisionais e unidades de cerceamento de liberdade que possam ocorrer reproduções de tortura”, afirmou o conselheiro do CRESS-SE.

O Comitê é organizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) e é composto por representantes da sociedade civil e de conselhos de classes profissionais, atuação na prevenção e combate à tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes.