A presidente do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), Dora Rosa Horlacher, participou nesta sexta-feira (30) do primeiro dia do 9° Seminário da Gestão Administrativo-Financeiro do CFESS-CRESS, realizado em Brasília. O evento reúne todos os Conselhos Regionais e o Conselho Federal de Serviço Social para discutir sobre as ações administrativa-financeiras, contábeis e fiscais do Conjunto de acordo com o regramento público.
Segundo a presidente do CRESS-SE, o CFESS e os CRESS são autarquias públicas que prestam contas ao Tribunal de Contas da União (TCU) e obedece rito próprio, que precisa ser seguido. “Além da prestação de contas das atividades administrativas-financeiras, esse Seminário é fundamental para dar materialidade às ações políticas e a agenda do Conjunto”.
“Então, nesse momento que se inicia novas gestões do Conjunto pelo Brasil, vários temas foram postos durante o evento para a discussão, como a gestão documental, o acesso à informação, através da Lei da Informação Lei 12.527/2011. Também foi discutido de que forma o Conjunto pode aprimorar os seus procedimentos administrativos para que possa dar transparência das suas ações, como trabalhar a política de inadimplência do Conjunto, pois a anuidade é um tributo e, por tanto, não é possível a omissão dessa cobrança. É obrigação do gestor que está à frente do Conselho fazer a cobrança”, acrescentou a presidente do CRESS-SE.
Dora Rosa reforçou ainda que foi discutido sobre a gestão patrimonial, dentre outras questões, analisando como deve ser as peças orçamentárias enviadas ao CFESS e TCU, para que as prestações de contas estejam de acordo com a legalidade.
O Seminário continua neste sábado (1°).