Representando o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), a presidenta interina Maria Eduarda Marques, participou nesta segunda-feira, 30, de uma Roda de Conversa alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, na Câmara de Vereadores de Estância.
O convite para a participação do evento foi feito pelo Núcleo Estanciano de Diversidade Sexual e Direitos Humanos (NEDSDH).
Durante a roda de conversa, Maria Eduarda relatou sobre seu processo de atuação no CRESS-SE até ocupar a presidência interina desse espaço. “Dentro desse viés, também pude falar sobre minha vivência quanto pessoa trans e fazer um recorte sobre a ausência de políticas públicas voltadas para travestis e transexuais”, afirmou Eduarda, que se tornou a primeira pessoa trans a se tornar presidenta interina do Conselho.
Na ocasião, a presidenta falou um pouco sobre a atual situação do Brasil. “O nosso país se encontra, por mais um ano, em primeiro lugar nos casos de violência contra pessoas trans. Esse momento de partilha é muito importante, sempre aprendemos nesses eventos de troca de experiências”, informou.
O Dia da Visibilidade Trans é celebrado em todo o país no dia 29 de janeiro. A data faz referência à mobilização ocorrida em 2004 na Câmara dos Deputados, para a campanha “Travesti e Respeito”, que levou a um inédito ato de pessoas trans no Congresso Nacional.
📸 Fotos: Ascom/Hospital Amparo de Maria-Estância