Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Novo prazo: Recadastramento Nacional de assistentes sociais começa em dezembro

Procedimento será obrigatório para toda a categoria. Saiba como participar

O prazo previsto na Resolução CFESS nº 696/2014recadastra-G, que normatiza o recadastramento nacional dos/as assistentes sociais, a substituição das atuais carteiras e cédulas de identidade profissional e pesquisa sobre o perfil do/da assistente social e realidade do exercício profissional no país, foi prorrogado para 1º de dezembro de 2015, conforme Resolução CFESS nº 722/2015.

Assistentes sociais em todo o Brasil deverão se recadastrar no CRESS em que estiverem com inscrição ativa, momento em que poderão participar da pesquisa sobre o perfil profissional e optar pela emissão do novo documento de identidade profissional. Os objetivos consistem em atualizar os dados de toda a categoria e o perfil de assistentes sociais, para melhor conhecer a realidade do exercício profissional no Brasil e aprimorar a comunicação do Conjunto CFESS-CRESS com os/as profissionais, bem como oferecer maior segurança ao documento de identidade profissional. A data inicialmente informada para o início do recadastramento, 1º de julho, foi alterada em função dos processos de licitação relativos ao recadastramento e demais ações.

O recadastramento é simples, obrigatório e será feito online, pela internet. Para participar, assistentes sociais terão até 31 de dezembro de 2016 para acessar o sistema online, que será disponibilizado na página do CRESS, e fornecer as informações necessárias. Quem não tiver computador ou acesso à internet, poderá realizar o recadastramento em computadores disponibilizados pelos Conselhos Regionais de Serviço Social em suas sedes e Seccionais.

Além de fornecer as informações, o/a assistente social, no momento do recadastramento, será convidado/a a preencher um questionário referente à Pesquisa sobre o Perfil da/o Assistente Social e Realidade do Exercício Profissional. Esta etapa é opcional, mas fundamental para subsidiar e fortalecer as ações do Conjunto CFESS-CRESS na defesa do exercício profissional, que sofre cotidianamente com a precarização dos serviços públicos, com a banalização da vida social e com a deterioração das condições e relações de trabalho.

Nova cédula de identidade profissional

A partir do dia 1º de dezembro de 2015, os/as assistentes sociais que realizarem inscrições nos CRESS/Seccionais receberão o novo documento de identidade profissional, que será um cartão com chip, para trazer mais segurança e adaptação à nova realidade tecnológica.

Para quem já tem inscrição ativa no CRESS, a substituição pelo novo documento profissional é opcional. Quem tiver interesse poderá, após realizar o recadastramento pela internet, imprimir o formulário, assinar no local especificado e encaminhá-lo, pelos Correios, ao endereço indicado, juntamente com uma foto 3×4 e o comprovante do pagamento da taxa de emissão do documento.

A coordenadora da Comissão Administrativo-financeira do CFESS, Sandra Teixeira, reafirma que “Este processo só foi possível  devido ao acúmulo histórico e democrático do Conjunto CFESS-CRESS, decorrente de suas atividades de fiscalização profissional, debates, deliberações e planejamento destas ações, tendo como referência o projeto ético-político do Serviço Social”, avalia a conselheira.

 

* Fonte: CFESS

 

Confira a Resolução Cfess nº 722-2015 na íntegra

 

 

 

 

 

 

 

Arquivos de publicações

Notícias recentes

Deixe uma resposta

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br