Ministério do Planejamento autoriza concurso para 725 vagas para Analista Social

Uma boa oportunidade para quem atua na área de Serviço Social. O governo federal anunciou que vai abrir concurso público para o provimento de 725 vagas para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que assinará a portaria que autoriza o concurso possivelmente na semana que vem. As vagas serão distribuídas em órgãos da Administração Pública Federal que desenvolvam programas e projetos de cunho social.

Segundo nota divulgada pelo Ministério do Planejamento, os servidores que vierem a ser aprovados serão os primeiros a integrar a Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais, criada em 2009 e regulamentada em 2012, e poderão atuar em diversos ministérios. Será exigido nível superior compatível com a área para se candidatar. A remuneração inicial será de R$ 3.966,53, podendo chegar até R$ 10.210,87, de acordo com a progressão funcional e a promoção dentro do órgão.

O Analista Técnico de Políticas Sociais deverá prestar assistência técnica nas áreas de saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção à infância, à juventude, ao portador de necessidades especiais, ao idoso e ao indígena.

O local de trabalho dos futuros servidores será definido pelo ministério de acordo com as habilidades demonstradas. Os aprovados passarão por um curso de formação no qual serão direcionados para diversos órgãos públicos. A lei que criou a carreira prevê ainda a criação de 2.400 cargos de Analista Social. As 725 vagas deste primeiro concurso são destinadas a substituir servidores terceirizados que estão em desacordo com a legislação.

Fonte: Larissa Alberti | Redação IMP