Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Ética em Movimento comemora 10 anos de lançamento

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Oferecer subsídios para a apreensão crítica da natureza histórica e política de ética social e profissional; contribuir para a incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional; e ampliar o debate ético no âmbito da atividade profissional, política e social e dos direitos humanos, ultrapassando a sua dimensão meramente legal e formal.

Estes são alguns dos objetivos do Curso Ética para Agente Multiplicadores, do Projeto Ética em Movimento do CFESS, que acontece entre os dias 9 e 16 de outubro no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília (DF). Em 2010, o Curso comemora 10 anos de lançamento.

Voltado para assistentes sociais representantes do CFESS, CRESS e seccionais de base, esta nona edição reúne 37 profissionais de diferentes regiões do país, além de docentes de universidades brasilienses, para ampliar o debate ético político, compreendendo-o no âmbito da atividade profissional.

Para a presidente do CFESS Ivanete Boschetti, que abriu a mesa inicial, chegar aos 10 anos do curso é uma vitória. “Para nós, recebê-los/as para um curso tão denso e aprofundado é um prazer, especialmente porque o Conjunto CFESS-CRESS se empenhou na manutenção e no aperfeiçoamento desse projeto”, comemora. Segundo ela, o movimento do curso, no sentido de fazer a ética se movimentar no exercício profissional do/a assistente social é o que deve ser apreendido por todos/as. “Tornar a ética permanente em nossa atuação e fazê-la chegar aos nossos colegas, aos usuários e à sociedade é o que nos desafia. Por isso, é essencial que cada um se envolva na multiplicação dos conceitos e práticas aqui estudados”, define Ivanete.

Em seguida, a presidente da ABEPSS, Elaine Behring, destacou a longevidade e a permanência do curso, considerado “um dos pilares para o Projeto ético-político profissional do Serviço Social e para o Conjunto CFESS-CRESS”. Elaine falou, também, sobre a história do Projeto, inaugurado pela Gestão do CFESS “Brasil, mostra a sua cara” (1999-2002), da qual fez parte. “O Ética em Movimento mudou a face das comissões de ética e de fiscalização. E, principalmente, dos processos éticos a serem julgados pelos CRESS e pelo CFESS. Para se ter uma ideia, há dez anos, enquanto CFESS, tínhamos dificuldades em julgar os processos em 2º instância em vista de problemas de instrução”, relembrou.

Para Behring, o debate mexe com valores e suscita inquietações profundas “que mudam as pessoas que participam do curso”. Ela reforçou também a importância de os/as participantes “vestirem a camisa da ideia da multiplicação do conteúdo no âmbito dos CRESS e das bases, essência do curso”. Por fim, a presidente da ABEPSS destacou a importância do curso para a formação profissional, tendo em vista que, na multiplicação, o conteúdo acaba chegando às unidades de formação por meio dos docentes que já participaram do projeto.

Leia mais…

Fonte: Site CFESS

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br