Em eleição histórica, assistentes sociais elegem nova direção do CRESS Sergipe

Em eleição histórica, assistentes sociais elegem nova direção do CRESS Sergipe

A categoria escolhei a Chapa 2 “É preciso estar atento e forte”, que fará a gestão do regional no triênio 2020-2023

Após três dias de votação e quase dois meses de intensa campanha, foi realizada a eleição para nova direção do conjunto CFESS-CRESS, que escolheu, em todo o país, as novas gestões dos conselhos regionais e federal para o triênio 2020-2023. Em Sergipe, foi eleita com 309 votos (54,69% dos votos válidos) a Chapa 2: “É preciso estar atento e forte”. Para a gestão do CFESS, foi eleita a chapa única “Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social”, com um total de 19.888 votos em todo o país, sendo 509 deles em Sergipe.

“A atual gestão parabeniza os colegas assistentes sociais que compõem a Chapa 2, vencedora das eleições. Este pleito foi histórico e marcou trajetória do CRESS Sergipe não apenas por ser o primeiro processo eleitoral realizado exclusivamente online, mas pela massiva participação da categoria em nosso estado”, destacou Cláudia Itatiana, atual presidente do CRESS Sergipe.

Foram 573 assistentes sociais que se mobilizaram em torno do futuro do nosso regional e exerceram sua participação por meio do voto nesta eleição, o equivalente a mais de 60% dos profissionais aptos a votar no processo eleitoral. Superamos com folga o quórum de Sergipe, que era de 151 votos, o que equivalia a 15% dos profissionais aptos. “Na eleição anterior, realizada em 2017, foram 218 votantes”, comparou Cláudia.

Para a conselheira do CRESS Sergipe, Diléa Lucas de Carvalho, a expressiva participação é um indicativo de fortalecimento da democracia. “O envolvimento da categoria nas eleições foi surpreendente, pois demonstra que os/as profissionais têm no conjunto CFESS/CRESS uma referência enquanto entidade representativa, bem como nos indica a disposição da base para participar de maneira ativa do conselho, contribuindo com as lutas a serem travadas pela gestão eleita”, avaliou.

A presidente da Comissão Regional Eleitora, Roberta Kelly Cardoso de Lima Silva, destaca que “o pleito foi realizado dentro dos princípios que regem o Código Eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS, no que diz respeito à transparência, ética, cumprimento de prazos e visibilidade das informações da comissão a fim de oferecer transparência para a categoria”.

Ela ressalta que os/as profissionais tiveram acesso ao programa e às propostas das duas chapas que concorreram no pleito, tanto por meio do site do CRESS Sergipe, quanto por meio de um debate promovido de acordo com a Resolução 786/2016 do CFESS, realizado presencialmente e transmitido ao vivo, na íntegra, nas redes sociais do CRESS Sergipe. “A adesão da categoria ao voto on line foi excelente, o quantitativo de votos expressa bem a participação dos profissionais”, resumiu Roberta Silva.

“Os colegas assistentes sociais que compõem as duas chapas estão de parabéns pelo empenho em defesa da construção de um CRESS atuante, transparente e fortalecido. Desejamos à chapa eleita uma gestão exitosa, que reflita verdadeiramente os anseios da nossa categoria e que contribua com o fortalecimento da nossa profissão e do nosso projeto ético político”, parabenizou Cláudia Itatiana.

“Agradecemos a todos/as as/os colegas assistentes sociais da base, que ajudam a construir cotidianamente o CRESS, à comissão eleitoral, que conduziu este processo eleitoral com muita lisura; aos funcionários, prestadores de serviço e assessores do CRESS Sergipe”, finalizou Diléa.