As trajetórias de luta, resistência e compromisso com a democracia de Ana Côrtes e Bosco Rolemberg receberam reconhecimento público na última segunda-feira, 26, com a concessão do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Sergipe (UFS). no prédio da Reitoria do Campus de São Cristóvão.
O evento contou com a participação da presidenta do Conselho Regional de Sergipe Social 18ª Região (CRESS Sergipe), Dora Rosa Horlacher. Militantes e dirigentes históricos do Partido Comunista do Brasil, Ana Côrtes e Bosco Rolemberg tiveram suas trajetórias profundamente ligadas à resistência à Ditadura Civil-Militar e à luta pela redemocratização do país, atuando de forma decisiva na defesa das liberdades democráticas, da justiça social e dos direitos humanos.
Para a presidenta do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, “a concessão do título de Doutor Honoris Causa a Ana Côrtes e Bosco Rolemberg representa um ato de memória, justiça e reconhecimento a trajetórias que se confundem com a própria luta pela democracia no Brasil. São histórias que inspiram gerações e dialogam diretamente com os valores do Serviço Social, da defesa dos direitos humanos e do compromisso ético-político com uma sociedade mais justa e democrática”.
A proposição do título foi apresentada pela professora Dra. Cecília Leite, do Departamento de Serviço Social da UFS. Segundo a docente, a homenagem nasce do reconhecimento de trajetórias comprometidas com valores que expressam o próprio sentido público da universidade. “Ambos protagonizaram uma atuação política e intelectual marcada pela resistência à ditadura, pela defesa intransigente das liberdades democráticas e pela construção de políticas públicas orientadas ao interesse coletivo. Suas trajetórias dialogam diretamente com a missão social e política da UFS”, destacou.
A professora Dra. Cecília Leite ressaltou ainda que as histórias de vida de Ana e Bosco reafirmam o papel da universidade como espaço de memória, reflexão crítica e transformação social, contribuindo para a formação cidadã e a produção de conhecimento comprometido com a realidade social brasileira.
Ao conceder o título de Doutor Honoris Causa, a UFS reafirma seu compromisso histórico com a valorização de mulheres e homens que, dentro e fora do ambiente acadêmico, contribuíram de forma decisiva para a construção de uma sociedade mais democrática, solidária e socialmente referenciada. “Minhas motivações pessoais para propor a concessão do título estão profundamente ligadas à minha trajetória de militância, formação profissional e compromisso ético-político. Conheci Ana e Bosco nos espaços de luta pela democracia e nos processos coletivos de resistência”, concluiu a professora Dra. Cecília Leite.









