Curso debate supervisão de estágio em Serviço Social

Cerca de 50 assistentes sociais de Sergipe participaram, durante todo o mês de agosto, do Curso de atualização “Supervisão de estágio em Serviço Social”. O CRESS Sergipe apoiou o evento, que foi uma realização do Grupo de estudos e pesquisas em fundamentos, formação em Serviço Social e Políticas Sociais (GEPSSO/UFS), com o apoio do Departamento de Serviço Social da UFS e da UFS.

O CRESS Sergipe acompanhou todos os módulos do curso, representado pela conselheira Cláudia Itatiana. Ela conta que participaram profissionais que atuam em variados espaços sociocupacionais tais como saúde, assistência social, previdência, âmbito sócio-jurídico, terceiro setor.

“Essa diversidade de atores enriqueceu os conteúdos e permitiu uma troca de experiências muito rica, sobretudo sobre a percepção de como os Fundamentos do Serviço Social estão presentes nos discursos que são operacionalizados na prática dos assistentes sociais”, avaliou Cláudia.

Com uma carga horária de 40h, o curso teve início no dia 01 de agosto, com uma discussão teórica sobre a concepção de supervisão de estágio em Serviço Social. O segundo e o terceiro encontros, realizados nos dias 08 e 15 de agosto de agosto, foram voltados para a discussão dos aparatos legais no campo de estágio em Serviço Social, a exemplo da Lei 11.788, de diversas resoluções de Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), da Lei 8.662/93 que regulamenta a profissão de Serviço Social, do Código de Ética da profissão e da Política Nacional de Estágio.

A conselheira do CRESS Sergipe Cláudia Itatiana contribuiu com a iniciativa, ministrando o segundo módulo do curso. No encontro, realizado no dia 08 de agosto, a conselheira apresentou as principais resoluções do conjunto CFESS/CRESS, instrumentos legais que orientam e regulamentam o fazer profissional.

Ao todo, Cláudia abordou 11 resoluções do Conselho Federal de 1999 a 2013 que regulamentam o fazer profissional e abordam, direta ou indiretamente, aspectos referentes à supervisão de estágio em serviço social.

“Oportunidade singular, o curso de atualização permitiu um mergulho nos fundamentos da profissão com foco na formação em Serviço Social. Vale ressaltar que a supervisão de estágio tem impacto na qualidade da formação do profissional que ingressará, muito em breve, no mercado de trabalho e consequentemente, no nosso exercício profissional”, destacou a conselheira.

Ao destacar a importância da Política Nacional de Estágio (PNE), Cláudia lembrou que a normativa é um instrumento político pedagógico que tem por objetivo orientar os estágios supervisionados em Serviço Social na luta por uma educação de qualidade. “A PNE entende o estágio como um dos momentos privilegiados da formação profissional na articulação entre ensino, pesquisa e extensão”, resumiu.

No quarto encontro, realizado dia 22 de agosto, foram realizadas oficinas sobre o processo de supervisão de estágio que se voltaram para o debate acerca dos sujeitos envolvidos no processo de estágio e a interação entre eles e para os aspectos éticos e técnicos que envolvem a supervisão. O curso foi encerrado com um rico debate e análise de Planos de Estágios de diversas entidades.

Além da conselheira do CRESS Sergipe, Cláudia Itatiana, mediaram o curso as professoras do DSS/UFS Nelmires Ferreira da Silva, Vera Núbia Santos e Maria da Conceição Gonçalves (Lica). Também ministraram o curso a professora Albany Mendonça Silva (UFRB), Fábia Sant’Ana dos Santos (HUSE), e a assistente social da Prefeitura de São Cristóvão Ana Flávia Alves de Oliveira Almeida.