CRESS Sergipe realiza reunião online ampliada com a categoria

O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), na Gestão “É Preciso Estar Atento e Forte 2020/2023”, realizou uma Reunião Online Ampliada com a categoria de Serviço Social, na noite desta quinta-feira (26). Na reunião, foram apresentadas as Prestações de Contas de 2020 e passadas orientações do CFESS para as atividades do Conjunto em 2021.

A presidente do Conselho, Dora Rosa Horlacher, fez a abertura da reunião destacando que nesse período, o CFESS e os CRESS prestam contas das atividades do ano anterior, mas devido a pandemia, a reunião acontece em formato virtual.

O conselheiro do CRESS Sergipe e integrante do Conselho Fiscal, Jailson Ramos, apresentou a prestação de contas de janeiro a dezembro de 2020, demonstrando a análise de despesas e receitas em comparação à 2019.
“Com relação a arrecadação, em 2020, totalizou R$ 752.949,27, esse valor arrecadado representa 100,39% da proposta orçamentária de 2020, que foi de R$ 750.000. Isso quer dizer que arrecadamos um pouco mais do que foi orçado. Isso se deve a alguns fatores, dentre eles: a política de combate à inadimplência, com base na política nacional do CFESS. Uma das diretrizes também é o investimento na qualidade do atendimento, por exemplo, e ainda os cursos que foram realizados para a equipe, para os colaboradores do conselho, para prestar um melhor atendimento. Esse é um modo de aproximar a categoria, para que sinta que o CRESS está respondendo às suas expectativas. Outro fator é com relação ao Tribunal de Contas, que nos fiscaliza e nos obriga a cobrar a anuidade, por ser um tributo federal. Tudo isso contribuiu para que a gente atingisse essa proposta orçamentária”, explicou Jailson Ramos.

A presidente Dora Rosa também apresentou as principais ações realizadas pelo Regional em 2020. “A atual gestão assumiu em maio e já em junho e julho iniciou o Curso Serviço Social e Crise Sanitária, que foi um sucesso e tivemos um apoio do professor Everton Melo. Acho que esse curso foi um marco histórico, pois foi o nosso compromisso com a categoria de realizar atividades de educação continuada. Em agosto, realizamos de forma inédita, o Encontro Descentralizado do Nordeste em formato virtual. Foi outro desafio imenso, mas fomos muito elogiados a nível nacional”, afirmou.

Dora Rosa também apresentou as ações da fiscalização, que retomou em outubro de 2020, com a ação “Fiscaliza CRESS – CRESS na minha cidade”, visitando a capital e também os municípios do interior. “Durante a campanha foram inúmeras as queixas de que o CRESS não fiscaliza. Então, fizemos uma análise dos cinco últimos anos de fiscalização e começamos a intensificar essas visitas. De outubro a dezembro de 2020, foram 39 instituições visitadas, em 20 municípios. Já de janeiro a agosto desse ano, realizamos 71 visitas nas instituições, em mais 20 municípios”.

Segundo a presidente, também em 2020, foram realizados cursos para os funcionários, reuniões de planejamento com a gestão, além da regularização das DIPs (Documento de Identificação Profissional) que estavam em atraso.
“Nós encontramos muitas DIPs que estavam em atrasos. Ainda é uma situação que estamos resolvendo, mas fizemos um diagnóstico, entramos em contato com a empresa que confecciona e com o CFESS, para devolver as carteiras que vieram com algum erro. É uma situação complicada, de várias situações de profissionais que ainda não receberam, mas estamos entregando na medida que recebemos”.

Ouvidoria
A presidente também citou a criação da Ouvidoria, que é mais um importante canal de diálogo com a categoria. Através da Ouvidoria, com o email ouvidoria.cressse@gmail.com, a categoria pode enviar suas sugestões, reclamações, dúvidas e solicitações.

A coordenadora da Ouvidoria, Conceição Balbino, chamou atenção da categoria para cancelar a inscrição no Conselho quando não estiver atuando profissionalmente. “Já fizemos várias divulgações, mas alertamos os profissionais que quando não estiverem na ativa venham dar baixa no registro. O profissional que não está trabalhando pode se desligar temporariamente, e depois retorna com a sua mesma inscrição. Muitas demandas que chegam até nós são, principalmente, por desconhecimento dos direitos que temos”, disse.

Sugestões e elogios
“Tenho acompanhado as notícias e ações que o CRESS vem fazendo e parabenizo pelo trabalho da gestão. E uma dessas ações que vem sendo intensificadas são as fiscalizações. Então queria dar uma sugestão de detalhar as despesas envolvendo a fiscalização e visibilizar isso, pois é a principal função do conselho”, destacou a assistente social Josiane Soares.

Gabriel Araújo fez um elogio às ações realizadas pelo CRESS, principalmente com relação à realização de cursos para os profissionais e estudantes de Serviço Social. “Aqui no Nordeste, os CRESS têm dificuldades em realizar concursos e cursos para os profissionais e o CRESS Sergipe se destaca, promovendo o concurso e também os cursos para a categoria”.

CFESS
Dora Rosa anunciou que o CFESS realizará nos dias 3 a 5 de setembro, o encontro consultivo, e não deliberativo, de forma virtual. Esse ano, terá a participação da ABEPSS e Enesso. Após o encontro, mesmo não sendo deliberativo, os CRESS irão apresentar suas propostas de anuidade para o ano que vem.