CRESS Sergipe realiza assembleia da categoria

A atual diretoria do Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe (CRESS/SE), gestão “Seguiremos atentos e fortes em defesa do Serviço Social” (2023-2024), tem reforçado seu compromisso em promover uma gestão transparente e responsável.

Durante a Assembleia Geral da categoria, realizada no dia 18 de outubro de 2024, na sede do CRESS Sergipe, a diretoria apresentou a prestação de contas referente ao período de janeiro a junho deste ano, fez repasse do 51º Encontro Nacional CFESS/CRESS e propôs uma atualização na anuidade para o ano de 2025.

Sobre o 51º Encontro Nacional CFESS/CRESS, que aconteceu em Belo Horizonte (MG), o vice-presidente do CRESS Sergipe, Wallison Hipólito, explicou que o Encontro do conjunto se divide em três etapas, no primeiro ano foi realizado o planejamento, o segundo ano o monitoramento e terceiro avaliação. “Como esse foi o segundo ano, momento onde nós deixávamos o monitoramento das ações que planejamos, dentro do que tinha sido delineado, o que era possível ser feito, quais seriam as nossas prioridades, dentro de tudo aquilo que estava sendo elencado. Nesse processo também existiam questões novas a serem discutidas, por exemplo, do tema da campanha de gestão e também da Semana do(a) Assistente Social”.

As discussões foram divididas em 7 eixos, administrativo-financeiro, ética, direitos humanos, comunicação, formação profissional, relações internacionais, orientação e fiscalização profissional e segurança social. “Em cada eixo foram colocados pontos elementares”, detalhou Wallison Hipólito.

A diretoria também destacou a importância da participação ativa dos profissionais nas decisões do CRESS. Com a presença de assistentes sociais na Assembleia Geral, foi possível discutir e deliberar sobre a aprovação da anuidade 2025. A transparência do processo reforça o compromisso da gestão com a categoria, demonstrando que todas as decisões financeiras são amplamente discutidas e que o reajuste proposto visa apenas garantir a sustentabilidade do Conselho.

De acordo com a 1ª tesoureira, Karen Licia, a anuidade do CRESS/SE, um tributo federal definido pela Lei 5.766/1971 e regulamentada pelo Decreto nº 79.822/1977, não sofreu reajustes nos últimos quatro anos, uma medida que buscou facilitar o cumprimento das obrigações financeiras dos assistentes sociais com o Conselho, sem comprometer a qualidade dos serviços prestados. “Essa decisão foi adotada para apoiar a categoria, mas agora, para garantir a sustentabilidade e a continuidade das atividades, foi necessário aprovar uma atualização “, explicou. O percentual aprovado para 2025 foi de 5,36% de readequação, passando a vigorar R$ 590,10 para Pessoa Física e R$ 714,41 para Pessoa Jurídica.

Opções de pagamento

O pagamento da anuidade pode ser parcelado em até 6 vezes sem juros. Para quem deseja um parcelamento estendido em 10 vezes, é necessário solicitar o benefício ao CRESS até o dia 10 de fevereiro. Já para quem optar pelo pagamento em cota única, há descontos progressivos: 15% para pagamentos até 10 de fevereiro, 10% até 10 de março e 5% até 10 de abril. Pagamentos realizados até 10 de maio, porém, não terão desconto e seguirão o valor integral, sem acréscimos de juros.

INFLAÇÃO* CRESS
                       2020 – 4.52% Sem Reajuste
 2021 – 10.06% Sem Reajuste
                       2022 – 5.78% Sem Reajuste