Ao lado de assistente socais e militantes dos movimentos feminista e LGBTQI+, a presidente do CRESS Sergipe, Joana Rita Monteiro Gama prestigiou, na tarde desta quarta feira, 28, a outorga do Título de Cidadania Aracajuana à colega assistente social Adriana Lohanna pela Câmara Municipal de Aracaju. A solenidade aconteceu no dia em que a homenageada celebrou seu aniversário de 33 anos. A iniciativa foi do vereador Lucas Aribé.
Além de assistente social, Adriana Lohanna, é professora da rede estadual, mestra em Educação e é a primeira mulher trans a ocupar uma posição de gestão no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do qual é vice-presidenta.
Natural do município de Propriá (SE), Adriana Lohanna Dos Santos fez da capital sergipana sua morada há oito anos, onde construiu sua trajetória e onde se tornou referência na luta defesa da população LGBTQI+ e da igualdade de gênero.
Primeira transexual a ser diplomada Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Adriana Lohanna também foi a primeira transexual do estado a ter nome e gênero retificados na certidão de nascimento a partir de uma decisão inédita do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) em 2012. Atualmente, exerce a função de referência técnica das políticas LGBT na Secretaria de Estado de Inclusão e do Trabalho.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Vereador Lucas Aribé