CRESS Sergipe participou do 16º Seminário Nacional das COFIS

A presidenta do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), Dora Rosa Horlacher e as agentes fiscais Lilian da Silva e Roberta Kelly participaram da ‘Formação sobre o exercício profissional da(o) assistente social na orientação e fiscalização profissional’ e do ‘16º Seminário Nacional das COFIS’, que aconteceu de 20 a 22 se junho, em Brasília (DF).

Cabe destacar que estas atividades formativas conciliam com o compromisso firmado em Encontros Nacionais anteriores que deliberaram incluir na agenda política do Conjunto CFESS-CRESS a realização de seminários periódicos, direcionados às Comissões de Orientação e Fiscalização, dada as suas atribuições técnico-políticas e normativas, que se concretizam nas ações de diversos sujeitos que compõem as COFIS dos CRESS e do CFESS (conselheiras(os), agentes fiscais, profissionais de base componentes das COFIS/ CRESS, assessorias técnicas e jurídicas).

Segundo a presidenta do CRESS, Dora Rosa Horlacher, o encontro que ocorreu Brasília anualmente, reúne todas as comissões de orientação e fiscalização dos créditos do Brasil para que se avalie a atuação dos agentes fiscais nesses momentos de fiscalização e também pensar estratégias, soluções para que a gente possa aprimorar essa fiscalização no intuito de trazer para o profissional de civis social maiores garantias na sua atuação profissional. “O CRESS Sergipe esteve presente com a presidenta e também com as duas agentes fiscais, Roberta Kelly e Lilian da Silva, que lá estiveram participando dos debates e das discussões”, explicou.

No momento do evento, o CRESS Sergipe teve oportunidade de apresentar suas ações, que foram bastante acolhidas pelas regionais, visto que Sergipe já tem feito um trabalho intenso de fiscalização na capital e no interior sergipano, “inclusive concedendo suporte para as agentes fiscais. Através de contrato que foi realizado com companhia de táxi para que garanta o traslado dos profissionais, as agentes fiscais também hoje contam com notebooks, telefone celular, assim como suporte para as suas ações, ressaltou a presidenta do CRESS, Dora Rosa Horlacher.

No dia 20 de junho aconteceu no período da manhã a mesa “Novas configurações no mundo do trabalho e os desafios para a atuação profissional na orientação e fiscalização do exercício profissional”, que teve como convidada(o) Raquel Raichelis, professora do PPG em Serviço Social da PUC-São Paulo e Japson Gonçalves, professor da FSSO/Universidade Federal de Alagoas e membro da COFI CRESS-AL. No período da tarde a mesa “Elaboração do Plano de Trabalho de assistentes sociais na orientação e fiscalização profissional”, o convidado foi Cláudio Horst.

A agente fiscal, Roberta Kelly, do CRESS Sergipe contou que o evento está sendo muito importante, pois os temas escolhidos para serem discutidos perpassam o trabalho dos Assistentes Sociais dos vários campos de trabalho, “os convidados para discutir os temas estão apontando diversos aspectos a serem levados em consideração para fortalecimento na defesa da categoria profissional”, analisou.

Na sexta-feira, dia 21, a mesa de abertura contou com a presença da conselheira presidenta do CFESS, Kelly Melatti, a mesa teve o tema ‘Síntese dos dados das Comissões de Orientação e Fiscalização do Conjunto CFESS/CRESS’. Ocorreu ainda o lançamento do Projeto ‘Assistentes Sociais do Brasil COFI e Comunicação/CFESS’. A segunda mesa da manhã teve o tema “Estágio de Pós-graduação em Serviço Social e Residência Profissional no sociojurídico”, o convidado Gustavo Rizzo, procurador no Ministério Público do Trabalho e COFI/CFESS. À tarde a mesa “Competências, atribuições profissionais e requisições institucionais”, recebeu Yolanda Guerra, professora do PPGSS/Universidade Federal do Rio de Janeiro e Maurílio Mattos, professor da FSS/Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

No sábado, o tema da mesa ¨Serviço Social na educação e os desafios para o trabalho profissional”, com a convidada Adriana Férriz, professora do IP/Universidade Federal da Bahia. Na ocasião, a presidenta do CRESS Sergipe, Dora Rosa realizou uma intervenção com o objetivo de relatar as ações realizadas pelo CRESS para a implantação da Lei 13.935/2019, que determina que o Poder Público assegure atendimento psicológico e socioassistencial aos alunos da rede pública de educação básica.