Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

CRESS Sergipe participa de Seminário sobre racismo na universidade

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Como entidade de classe de uma categoria cujo Código de Ética tem como princípio a luta pela superação dos preconceitos e o respeito à diversidade o CRESS Sergipe participou, na noite desta terça-feira, 31, do Seminário “Racismo se combate com ações concretas”, representado pela conselheira Gilsilene Lacerda e pala presidente da instituição, Joana Gama.

Bastante representativo, o seminário reuniu estudantes e profissionais de serviço social e áreas afins, além de diversos militantes do movimento negro. O evento foi iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Questão Social e Movimento Social (GETEQ), com apoio do PROSS/UFS, DSS/UFS, NDE/UFS, CASSMAGA, COLETIVO DE ESTUDANTES NEGROS BEATRIZ NASCIMENTO/ UFS e do CRESS Sergipe.

Durante o Seminário, a professora do departamento de Serviço Social da UFBA, Magali da Silva Almeida, ministrou a palestra “O Retrato do curso de Serviço Social no Brasil em relação ao debate étnico-racial”. Já a professora do departamento de Serviço Social da UFS, Tereza Cristina Santos Martins, abordou em sua palestra o tema “Alternativas de Combate ao Racismo estrutural no espaço universitário”.

Para Joana Gama, o racismo institucional é uma grave, porém frequente, violação de direitos humanos, que muitas vezes custa a vida de homens e mulheres negros e negras. “A cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras. “Nossa população negra está sendo exterminada, em especial nossa juventude”, lamentou.

Diante disso, destacou Joana, é fundamental fortalecer espaços e articulações como esta para enfrentar o racismo estrutural no espaço universitário. “Atento às iniciativas acadêmicas e dos movimentos sociais, o CRESS Sergipe tem participado e contribuído com encontros, seminários e rodas de conversa sobre temáticas relacionadas às expressões da questão social, sempre no sentido de reafirmar os princípios ético-políticos da categoria” apontou a conselheira presidente, Joana Gama, colocando o CRESS à disposição para contribuir com debates e ações concretas no que diz respeito ao enfrentamento ao racismo e toda forma de opressão

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br