segunda à sexta – das 7h às 13h

Diversos conselhos de políticas públicas se reuniram na última semana em Brasília para pesnsar ações conjuntas no sentido de enfrentar o desmonte das políticas públicas e fortalecer a articulação e a atuação intersetorial destes importantes espaços de controle social. O CRESS Sergipe esteve no encontro, representado pelo conselheiro Andrenito Santos de Menezes, que representa o CRESS Sergipe no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe (CONSEAN).

Estiveram presentes na reunião diversos Conselhos Nacionais, a exemplo do Conselho Nacional de Assistência Social, Conselho Nacional de Igualdade Racial, Conselho Nacional da Mulher, Conselho Nacional de Comunidades e Povos Tradicionais, Conselho Nacional de Meio Ambiente, entre outros.

O conselheiro explica todas as políticas públicas, entre as quais estão o Pacto Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, são intersetoriais, ou seja, dialogam entre si. “A adesão ao Pacto não se refere apenas a alimentação, mas sim a um pacto onde todos assumem defender as políticas sociais”, defendeu Andrenito. “Discutir caminhos para as políticas sociais na conjuntura em que vivemos é algo fundamental, pois precisamos fortalecê-las para que estas não sejam definitivamente extintas, principalmente com o congelamento dos recursos praticado pelo governo federal como também o enfraquecimento das instâncias de controle social, que se materializa nos Conselhos”, destacou Andrenito, ressaltando que o momento é de fortalecermos cada vez mais, a sociedade civil por meio dos conselhos, que são espaço de luta e defesa de direitos adquiridos.

O CRESS enquanto entidade de defesa do Serviço Social, tem contribuído firmemente na construção desse dialogo em conjunto com outras instituições da sociedade civil. “Nossa representação no CONSEAN busca sempre enfatizar o papel de cada ente, como rege os princípios da interdisciplinaridade e intersetorialidade, sempre pregando o respeito, a equidade o empoderamento social, a inclusão social e produtiva dos povos e comunidades tradicionais e das pessoas em situação de risco social. Defender os direitos da classe trabalhadora é, sem sombra de dúvidas, o nosso papel enquanto profissional e enquanto indivíduo. Resistir é mais que necessário”, finalizou o conselheiro do CRESS Sergipe.

Segurança Alimentar

Além da reunião ampliada, Andrenito esteve na 10a. Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com o objetivo de assegurar e iniciar o processo de organização da 6a. Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, à luz da 5a. Conferência.