Assistentes sociais,militantes da luta antimanicomial, profissionais e usuários da política de saúde mental lotaram as galerias da Assembleia Legislativa de Sergipe para participar da Audiência Pública “A saúde mental será sempre resistência! O cuidado em liberdade é o único caminho”, realizada pelo mandato democrático e popular do deputado estadual Iran Barbosa, nesta sexta-feira, véspera do Dia Nacional de Luta Antimanicomial.
Representado pela sua Presidente, Joana Rita Monteiro Gama, o CRESS Sergipe participou da Audiência e reafirmou o compromisso do regional em defesa da reforma psiquiátrica, do cuidado em liberdade e da autonomia do usuário. Juntamente com a conselheira Dilea Lucas de Carvalho, Joana compõe a Frente Sergipana da Luta Antimanicomial.
“O Governo Federal vem na contramão de todos os avanços conquistados ao longo dos últimos 30 anos com a reforma psiquiátrica: priorizando as comunidades terapêuticas em detrimento ao sistema público, que é universal e que compreende os usuários como sujeitos de direitos”, lamentou Joana Rita, criticando a chamada nova política de saúde mental, imposta pela Nota técnica No. 11/2019.
As palestras ficaram por conta da assistente social e militante da luta antimanicomial, Iracy Telles, da psicóloga Mônica Trindade, do presidente da Assereda, Sérgio Andrade, e do usuário da Rede de Saúde Mental, Joaldo Marcelo dos Santos.