CRESS Sergipe lança primeira Ouvidoria

Visando ampliar os canais de participação e se aproximar da categoria e da sociedade, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) faz o lançamento da Ouvidoria. Essa é a primeira vez na história que o CRESS/SE conta com esse canal de atendimento, que servirá de avaliação e suporte para melhoria da qualidade dos serviços prestados pela autarquia.

A Ouvidoria será composta por dois conselheiros/as e um/a servidor/a do CRESS Sergipe. A ouvidora-geral será a conselheira Conceição Balbino, já as ouvidoras suplentes serão a funcionária Lilian da Silva e a conselheira Rita Regina. O objetivo da Ouvidoria é atender os/as assistentes sociais, os/as estudantes de Serviço Social, os/as trabalhadores/as da Autarquia, as Unidades de Ensino de Serviço Social e a comunidade em geral, que poderão deixar suas manifestações, sejam elas: RECLAMAÇÕES, INFORMAÇÕES, ELOGIOS, SOLICITAÇÕES, DENÚNCIAS ou SUGESTÕES referentes aos serviços prestados pelo CRESS/SE.

Segundo a presidente do CRESS/SE, Dora Rosa Horlacher, a criação da Ouvidoria consolida o compromisso da gestão “É PRECISO ESTAR ATENTO E FORTE” (2020/2023) em aprimorar o atendimento e agilizar a resolução das demandas, junto à base. “A criação da ouvidoria trata-se de uma transformação gradual das estruturas do CRESS, compreendendo a importante participação do/a cidadão/ã/assistente social como fator primordial na democracia participativa. O nosso objetivo é corrigir processos e melhorar os serviços. A Ouvidoria deve ser compreendida como instrumento à serviço da democracia, pois permite a opinião direta do cidadão, que tem a oportunidade de se manifestar sobre a qualidade dos serviços públicos que estamos oferecendo”, afirmou a presidente, acrescentando que a Ouvidoria é também um instrumento fundamental para consolidação da cultura de transparência.

“Sem a participação da categoria não poderemos falar em estado democrático de direito. Por isso, nesse contexto democrático, é que a ouvidoria do CRESS deve ser compreendida como uma instituição ou como um espaço em que se possibilita ao cidadão a sua relação direta com a autarquia. A função social da ouvidoria tem como objetivo garantir e dar voz, tanto interna quanto externamente, ao profissional de serviço social. Dessa forma, o CRESS transforma cada manifestação em importante ferramenta de gestão”, frisou a presidente do Regional.

Para a ouvidora-geral do CRESS/SE, Conceição Balbino, a criação da Ouvidoria do nosso conselho é uma importante estratégia de uma gestão que se dispõe ao processo contínuo de melhoria e de diálogo com a categoria que representa. “O nosso papel como ouvidoras será inovador dentro da autarquia/CRESS. O novo é desafiador, contudo é necessário acompanharmos a evolução organizacional do conjunto CFESS/CRESS que intensifica e fortalece os canais de comunicação com a categoria. Desta forma, toda manifestação será acolhida com prazo para resposta. Tudo isso exigirá do CRESS e de nós ouvidoras o entendimento que cada manifestação é um ato de confiança, um desejo de diálogo entre nós, responsáveis neste tempo, e de todos/as. Os/as assistentes sociais e fundamentalmente um anseio por respostas as suas manifestações. O que a categoria estará demandando de nós será boas respostas, boas e éticas respostas”, ressaltou.

Como entrar em contato?

Para entrar em contato com a Ouvidoria, o CRESS criou o email: ouvidoria.cressse@gmail.com e disponibilizou um FORMULÁRIO DE PRIMEIRO ACESSO, para que todos/as solicitantes possam registrar suas informações e dados pessoais, facilitando assim que a equipe da Ouvidoria possa entrar em contato e conhecer o perfil de quem precisa dos serviços prestados pelo CRESS.

Acesse aqui o FORMULÁRIO

Prazo de Resposta

O prazo para resposta ou retorno à/ao solicitante será de até 30 dias corridos, a partir da data da Solicitação. A equipe da Ouvidoria entrará em contato com o setor responsável e dará retorno/resposta por meio eletrônico, através do email cadastrado no questionário.

Sigilo de Identificação

Para aqueles/as que desejam manter sigilo da sua identidade, o CRESS/SE deixa disponível no questionário a opção de PRESERVAR IDENTIDADE. Apesar de selecionar esta opção, o/a solicitante deve preencher seus dados no questionário, mas a sua identidade estará preservada, apenas a Ouvidoria terá acesso aos dados.