CRESS Sergipe destaca compromisso do/a assistente social na luta contra a violência à mulher

Nesta segunda-feira, 10 de outubro, é comemorado o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher e o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) reafirma o compromisso e a importância dos/as assistentes sociais na defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência. Essa data visa trazer uma reflexão sobre os altos números da violência contra a mulher.

Para a assistente social e conselheira do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), Indiana Vieira, a luta contra a violência à mulher deve ser reforçada cotidianamente nos lares, ambientes de trabalho e nas escolas. “Porque nós, como assistentes sociais, também somos garantidores das leis que defendem as mulheres e no nosso cotidiano de trabalho, o que mais lidamos com os/as usuários/as são com os tipos de violências. Infelizmente, essas violências são mais comuns dentro do seio familiar, com o agressor da violência sendo um parente muito próximo da vítima”, informou.

Ainda segundo a assistente social, o fato de ser mulher não a coloca numa posição que possa ser violentada. “Nós mulheres cotidianamente lutamos por igualdade de gênero, uma sociedade justa e equânime. Além disso, a nossa categoria é majoritariamente feminina e a grande maioria que buscam os serviços são mulheres. Mesmo diante dos avanços, são notórias as discriminações e violências contra nós, porém, nosso compromisso ético é enfrentar toda forma de opressão”, acrescentou.

⏭️ Lei Maria da Penha
Em 2006, a Lei Maria da Penha, considerada uma das melhores legislações, foi promulgada como Lei 11.340/2006. Este ano, a Lei completou 15 anos em agosto e continua sendo uma das principais leis de proteção à mulher. Na Lei Maria da Penha, há a descrição de alguns tipos de violência, como violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

⏭️ Violência em Sergipe
Em Sergipe, só esse ano, de janeiro a junho, foram contabilizados 6.412 crimes de violência doméstica. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e revelam uma média de cerca de mil casos registados por mês e 35 por dia. De acordo com a SSP, as práticas mais comuns registradas em Sergipe são de ameaça, lesão corporal e injúria.

⏭️ Sobre a data
Foi em 1980 que a data 10 de outubro tornou-se o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. O movimento começou em São Paulo, quando mulheres se reuniram nas escadarias do Teatro Municipal para um protesto contra o aumento de crimes de gênero no Brasil.