O Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe – 18ª Região (CRESS-SE), por meio da Gestão “Seguiremos Atentos e Fortes em Defesa do Serviço Social (2023-2026)”, não para suas ações de fiscalização.
Dessa vez o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Maria Pureza em Aracaju recebeu a presidenta do Conselho, Dora Rosa Horlacher e a agente fiscal Roberta Kelly.
Durante a visita de fiscalização foi identificada questões relacionadas à frequência dos veículos para realizar as visitas domiciliares, o quantitativo de computadores e aparelho telefônico, que são insuficientes para a equipe técnica.
A atividade de fiscalização tem como objetivo assegurar o cumprimento da Lei nº 8.662/1993, que regulamenta a profissão de assistente social, e da Resolução CFESS nº 493/2006, que estabelece parâmetros para a fiscalização do exercício profissional.
A presidenta do CRESS-SE, Dora Rosa Horlacher destacou a importância da escuta qualificada durante as visitas. “Muitos profissionais enfrentam situações de sobrecarga, ausência de espaços adequados de atendimento e desvalorização institucional. Quando o CRESS está presente, a categoria se sente apoiada e fortalecida”, observou.
Segundo a agente fiscal do CRESS-SE, Roberta Kelly, o trabalho de fiscalização vai além do caráter punitivo: “Fiscalizar é também acolher. Nosso papel é identificar desafios enfrentados pelas e pelos profissionais nos seus locais de atuação, acolher denúncias e dialogar com as instituições para que as condições de trabalho estejam em conformidade com os preceitos éticos da profissão”.