Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

CRESS Sergipe avança na luta pela inclusão de assistentes sociais nas escolas da rede municipal de Aracaju

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram
Mais um importante passo foi dado no sentido de garantir a inserção o profissional de serviço social nas escolas da rede municipal de Aracaju. A pedido do CRESS Sergipe, o vereador Iran Barbosa se comprometeu a defender as propostas de alteração elaboradas pelo GT de educação do conselho à Lei Municipal 4.825/2016, que inclui o serviço social e psicologia nas escolas da rede municipal de Aracaju. As propostas foram entregues em mãos ao parlamentar pelos membros do GT de educação do CRESS Sergipe.
“Esta é mais uma ação da campanha permanente “Assistentes Sociais nas escolas: Eu digo SIM’, lançada pelo nosso conselho em maio do ano passado, com o intuito de fortalecer a luta pela inserção dos profissionais de serviço social na rede pública de educação”, destacou a conselheira presidente do CRESS Sergipe, Joana Rita.
A distinção entre os conceitos de assistente social e assistência social; a delimitação de competências dos/as assistentes sociais e dos/das psicólogos e psicólogas no âmbito da estrutura de funcionamento da escola; e a inclusão do assistente social como trabalhador da política de educação são algumas propostas de alteração da Lei apresentadas pelo CRESS.
“Desde a tramitação do Projeto que deu origem à Lei 4.826, em 2016, o CRESS Sergipe vem dialogando com parlamentares, sobretudo com Iran Barbosa, no sentido de aprimorar o teor da Lei, de modo a corrigir algumas inconsistências presentes no seu texto original e de garantir segurança para a nossa categoria poder atuar na política de educação”, rememorou Diléa Lucas de Carvalho, conselheira do CRESS e membro do GT de Educação do conselho.
Tramitação
Iran Barbosa se comprometeu a apresentar as propostas de alterações, dialogar com os colegas parlamentares e manter o Conselho Regional permanentemente informado dos desdobramentos e trabalhar para que as mudanças sejam aprovadas já nos próximos meses.
Diléa garantiu que o CRESS Sergipe, enquanto autarquia pública responsável pela defesa do exercício profissional do/a assistente social, permanecerá em diálogo com o vereador Iran Barbosa para acompanhar o andamento das propostas de emenda à Lei. “Nossa luta é para que a Lei traga o reconhecimento da nossa profissão e a regulamentação do trabalho do Assistente Social nas escolas da rede municipal de Aracaju em consonância com o que a legislação vigente prevê”, alertou.
Importância do tema
Ainda que o CRESS Sergipe tenha proposto alterações da Lei, destaca Joana, “é preciso reconhecer o avanço que este instrumento legal representa tanto para a ampliação da política de educação, como para a inserção da nossa categoria profissional no mercado de trabalho”.
“Considerando que as escolas são os equipamentos públicos muito presentes na vida da população, a inserção dos profissionais de Serviço Social no cotidiano das escolas da rede municipal será fundamental para ajudar a identificar, prevenir e enfrentar casos de violações de direitos no âmbito da comunidade escolar”, finalizou a presidente do CRESS Sergipe.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br