O CRESS Sergipe foi até o município de Porto da Folha, no sertão sergipano, para apresentar a campanha “Assistentes Sociais nas Escolas: eu digo SIM”. O conselheiro Andrenito Santos de Menezes e a Assistente Social Lilian da Silva, foram recebidos pelo presidente da Câmara de Vereadores, Evelberkes Laurentino da Silva, por representantes das Secretarias Municipais de Educação e da Assistência Social, e pela Assistente Social Creunice dos Santos Vieira, que atua na política de Saúde do município e é membro do Conselho Municipal de Educação.
O conselheiro Andrenito esclareceu como se dá o trabalho do/a Assistente Social na política de educação, esclarecendo que a atuação da categoria se dá junto aos estudantes, mas se estende a toda a comunidade escolar. “O/a Assistente Social atua na prevenção de violações de direitos. Quando o direito daquela criança já foi violado, o profissional busca encaminhar o indivíduo para o atendimento em outros serviços públicos, como o CREAS, por exemplo. Assim, ele também fortalece a articulação das políticas públicas. Nosso trabalho é intersetorial”, explicou.
A assistente social Lilian Silva, destacou que o/a profissional pode contribuir profundamente a realização de ações educativas para a promoção da cidadania na comunidade escolar. “Questões como o Bullying, a violência sexual e doméstica são temas que interferem no processo de aprendizagem e urgem ser combatidos na escola. E nós, assistentes sociais, podemos contribuir para esta prevenção e enfrentamento, sempre trabalhando numa perspectiva interdisciplinar e contando com o auxílio de pedagogos, psicólogos, e psicopedagogos”, enfatizou.
Compromissos e encaminhamentos
O presidente da Câmara se comprometeu em se reunir com o Prefeito Miguel de Loureiro Feitosa Neto a fim de repassar a proposta apresentada pelo CRESS Sergipe e avaliar conjuntamente de que forma ela poderá ser implementada em Porto da Folha – por meio de Lei Municipal ou por meio de Decreto do Executivo Municipal.
Já o Regional se comprometeu em encaminhar para o presidente da Câmara de Vereadores uma minuta de Projeto de Lei, construída a partir das demandas dos/as assistentes sociais e em consonância com a Política de Educação do conjunto CFESS/CRESS, para servir de referência para o município de Porto da Folha.