CRESS-SE realiza Roda de Conversa com assistentes sociais que atuam na política de Saúde Mental

Para reforçar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) realizou na noite desta terça-feira (18), uma Roda de Conversa com Assistentes Sociais que atuam na política de Saúde Mental, com o tema – “Desafios do cuidado em liberdade”. A roda de conversa também faz parte das comemorações ao Dia da/o Assistente Social.

O bate-papo serviu para trocar experiências entre os profissionais que atuam diretamente na saúde mental.

Durante a roda de conversa, a presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, parabenizou a todas/os assistentes sociais pelo Dia do/a Assistente Social e destacou que essa é uma temática necessária para discussão. “Achamos muito oportuno esse bate-papo na semana do/a assistente social, para que tivéssemos esse diálogo para conhecer o trabalho que os profissionais estão fazendo, para que a gente possa perceber e saber o que podemos melhorar. É um momento também de discutir a luta antimanicomial. Estamos vendo tantos retrocessos nas políticas públicas e não é diferente na área da saúde mental. Não se pode trancar, fechar e isolar os pacientes da saúde mental. Essa conversa não se acaba por aqui, pois pretendemos dar continuidade nessa discussão. O CRESS está à disposição para reforçar essa luta”.

O mediador da Roda de Conversa foi o conselheiro do CRESS-SE, Jailson Ramos, que atua em um CAPS de Aracaju como residente multiprofissional em Saúde Mental, apresentou a proposta para esse momento. Além da comemoração ao dia 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial, que é uma bandeira de luta do Conjunto CFESS/CRESS, a ideia é também de aproximar os profissionais, para se conhecerem e construir estratégias coletivas.

“A luta antimanicomial pauta uma sociedade sem manicômios. Um novo olhar para o cuidado, um olhar que não seja estigmatizado, preconceituoso, que respeite os direitos humanos e que aquela prática que conhecemos nos manicômios, que não se restringe as paredes, não seja mais reproduzida. Estamos vivenciando uma série de retrocessos na política de saúde mental”, destacou Jailson, relembrando o marco da reforma psiquiátrica e trazendo um breve histórico das lutas e da legislação para melhoria do cuidado ao usuário com transtornos psiquiátricos.

Durante a roda de conversa, os/as profissionais puderam apresentar os desafios atuais dos seus trabalhos, discutir sobre as alterações dos serviços diante da pandemia da covid-19 e se houveram mudanças e desafios no cuidado em liberdade e na assistência ao usuário.

Também participaram a roda de conversa os/as conselheiros/as do CRESS Sergipe, Rita Regina, Indiana Vieira e Aloísio Júnior. Quem também participou da roda de conversa foi o usuário do CAPS Liberdade e coordenador da Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Aracaju, Everton Tavares.

Ao final da roda de conversa, os profissionais fizeram alguns encaminhamentos para realizar outros encontros com a categoria para discutir alguns temas levantados sobre o trabalho profissional. Também ficou definido para realizar contatos com outros setores da sociedade, com conselhos de direitos e de classe para fortalecer a defesa da saúde mental em Sergipe. O CRESS continua atento às necessidades de fortalecimento da política de saúde mental no estado e está buscando reforçar a defesa do cuidado em liberdade.