A presidente do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS-SE), Dora Rosa Horlacher, e as conselheiras do CRESS, Karen Lícia e Ana Flávia, participaram, na noite desta quarta-feira, 31, do III Seminário de Serviço Social e Saúde que está sendo realizado até esta quinta, 1°, no Auditório do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), em Aracaju.
Com o Tema: “Desafios para o fortalecimento do SUS e do Serviço Social na Saúde: crise, pandemia e trabalho do/a Assistente Social no ambiente hospitalar”, o evento é organizado pela equipe de assistentes sociais do Huse, em conjunto com o Núcleo de Educação Permanente (Nep), com a Superintendência do hospital, a Funesa e a Secretaria Estadual de Saúde, tendo o CRESS-SE como parceiro.
O seminário é realizado em alusão ao Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio e tem como público-alvo Assistentes Sociais do Huse e das demais instituições da área de Saúde,
estudantes de graduação e pós-graduação em Serviço Social e profissionais da área de Saúde.
Dora Rosa participou da mesa de abertura do evento e ressaltou que a conjuntura atual é de intensa privatização do serviço de Saúde. “E isso tem sido feito de forma acelerada. Sofremos redução de investimentos em saúde pública e o repasse de serviços à iniciativa privada, sendo que esta só investe no que é do interesse do setor, o que não interessa, continua a cargo do Estado. Pior isso fica para os mais pobres que dependem 100% do SUS. Vivemos um tempo em que as conquistas sociais e democráticas estão ameaçadas”, afirmou.
Ainda de acordo com a presidente, o Conjunto CFESS-CRESS continuará lutando em defesa do SUS, de um sistema de saúde público e estatal. “O SUS é uma conquista nossa, da classe trabalhadora. Vivemos o seu sucateamento e desfinanciamento, além das precárias condições de trabalho”, acrescentou Dora.