CRESS-SE inicia nova turma do Curso “Pareceres Sociais, Laudos e Relatórios” para assistentes sociais de todo país

O Curso Online “Pareceres Sociais, Laudos e relatórios: Desafios e possibilidades”, promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), iniciou o 1º Módulo da nova turma na noite desta sexta-feira (23). Ministrado pela assistente social do INSS aposentada e doutoranda de Serviço Social da UERJ, Marinete Cordeiro Moreira, o curso foi disponibilizado para assistentes sociais, bacharéis e estudantes de Serviço Social de todo o país.

Durante a abertura do curso, a presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, agradeceu a parceria e colaboração da ministrante para a realização da nova turma. “Com a colaboração da professora, o CRESS disponibilizou uma nova turma, incluindo estudantes, além de profissionais de Sergipe e de vários outros estados. Com esse curso, o CRESS Sergipe está atendendo uma demanda passada para nós pelos profissionais, acerca da elaboração de laudos e pareceres. O primeiro curso foi maravilhoso, muitos profissionais elogiaram e tenho certeza que vamos repetir o sucesso, pois além de toda bagagem metodológica e teórica, a professora traz todo o conhecimento experiência para orientar o mais próximo do trabalho prático”, destacou.

“Esta Gestão ‘É Preciso Estar Atento e Forte – 2020/2023’ está comprometida em fazer com que o CRESS atenda as demandas da categoria. No âmbito profissional, verifica-se que as técnicas de trabalho, tomadas como certas e eficazes, tornam-se rapidamente obsoletas e substituíveis, por isso que o CRESS acredita na formação continuada, para que os nossos profissionais tenham acesso à informação mais atualizada e adaptada as necessidades de cada espaço sócio-ocupacional. Estar atualizado é estar preparado para as diversas situações. É possível se aprofundar naquilo que já se sabe, bem como aprender coisas novas”, acrescentou a presidente Dora Rosa.

Segundo a palestrante Marinete Cordeiro Moreira, para a elaboração dos pareceres sociais, laudos e relatórios é preciso estar de acordo e em consonância com o projeto ético-político da profissão. “Quando se emite um parecer social o assistente social precisa seguir o que dizem as legislações. Um parecer social precisa considerar o que é importante e que não exponha o usuário em caso de questões pessoais”, afirmou Marinete Cordeiro.

Neste primeiro módulo, o curso discutiu ainda sobre os conceitos e a emissão de parecer social, laudos e relatórios considerando as dimensões teórica-metodológica, técnica-operativa e ética-política. A ministrante falou ainda sobre os princípios éticos, citando o código de ética, além de abordar as competências e atribuições privativas do assistente social.

Após as explanações da professora, o vice-presidente do CRESS Sergipe, Walisson Hipólito, destacou a importância de realizar esse curso com ensinamentos de metodologias do trabalho teórico e prático, e também apresentou os questionamentos e dúvidas dos/as profissionais que atuam em diversas áreas e que realizam no dia a dia da profissão pareceres sociais, laudos e relatórios.

O curso mais uma vez superou as expectativas com 970 participantes e ultrapassou o horário com a boas discussões e dúvidas dos inscritos/as. Foram diversos comentários e elogios pela realização do curso. “Uma noite muito produtiva. Excelente curso. Parabéns ao CRESS pela iniciativa!”, comentou uma inscrita. “Obrigada ao CRESS pela excelente oportunidade de acompanhar essa aula maravilhosa. Uma noite riquíssima”, afirmou outra participante.

O conselheiro do CRESS-SE, Jailson Ramos, foi o responsável por toda parte tecnológica e de organização do curso. Durante o curso, ele passou orientações aos inscritos sobre o recebimento do certificado, que será enviado por email. O próximo módulo acontece na sexta-feira (30).

Sobre a ministrante

Marinete Cordeiro Moreira possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1985). Especialização em Política e Sociedade pelo PREPES PUC MG (1995). Mestrado em Serviço Social – Área de concentração: Política Social e trabalho (2005). Servidora pública federal – assistente social aposentada do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Professora substituta do Curso de Serviço Social na UFF – Rio das Ostras.

Dentre as produções bibliográficas de Marinete estão os artigos “O estudo Social e Perícias, Laudos e pareceres técnicos – debates atuais no judiciário, no Penitenciário e na Previdência Social”, junto com Raquel Alvarenga, no livro “O Parecer Social – um instrumento de viabilização de direitos (Relato de uma experiência)”, organizado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), ambos nas edições 11, São Paulo, em 2014, e a edição 10, São Paulo, em 2003. Além de apresentações de trabalho, conferência ou palestra com o tema Relatórios, Laudos e Pareceres Sociais: Instrumentos de Inclusão Social.