CRESS participa de Seminário de Estágio de Serviço Social da UFS

Com o tema ‘A importância e os desafios do Estágio Supervisionado para a formação em Serviço Social’, aconteceu dia 20 de março, na Universidade Federal de Sergipe-UFS, o Seminário de Estágio Departamento de Serviço Social – DSS/UFS – 2023.2. O convite foi realizado pelo coordenador de estágio do DSS/UFS, Jetson Lourenço Silva.

O evento que contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social-PROSS/UFS, da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS/NE, Centro de Ciências Sociais Aplicada – CCSA/UFS e do Centro Acadêmico CASSMAGA, reuniu profissionais e estudantes da Assistência Social.

Representando o CRESS Sergipe, a conselheira Ana Flávia Oliveira participou da mesa de abertura e da mesa temática. Estiveram também na mesa de abertura a coordenadora do CCSA/UFS, Marta Suzana Cabral, representando a coordenação do Departamento de Serviço Social da UFS, Maria Cecília Leite, representando a ABEPSS/NE, Vera Nubia Santos, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social-PROSS/UFS, Catarina Nascimento e representante do centro acadêmico CASSMAGA, Vitória Costa.

Em sua participação na mesa temática, Ana Flávia Oliveira, tratou da importância do CRESS no processo de formação, pois existe um tripé que torna possível a realização do estágio: o estudante, o supervisor técnico e o supervisor de ensino. “O Conselho atua no sentido de assegurar que os estagiários não terem sua mão de obra explorada, assim, promovendo os direitos dos estudantes a terem acesso ao estágio, bem como fiscalizar os espaços de forma a garantir o mínimo de qualidade para a atuação do Assistente Social, que estão em processo de formação, seguindo assim o que está previsto na Resolução 493/2006, que debate as condições éticas e técnicas do trabalho do Assistente Social”, informou.

O conjunto Conselho Federal de Assistência Social – CFESS e Conselho Regional de Serviço Social – CRESS contam com uma série de normativas, regulamentos e cartilhas que tratam sobre estágio. Ana Flávia Oliveira orientou que as pessoas presentes entrassem no site do CEFSS, para terem acesso às informações pertinentes a categoria. A supervisão direta do estágio de Serviço Social é regulada por meio da Resolução 533/2008, que inclusive é estabelecida nas diretrizes curriculares da ABEPES. “Tratei ainda da importância da participação dos profissionais e dos estudantes nas ações da defesa de nossas bandeiras de luta e dentro do âmbito do estágio, rememorei que nesse processo de precarização do trabalho, fragilidade das políticas públicas após o processo da PEC 95, que congela gastos, da Reforma Trabalhista de 2018, mudaram as configurações das relações de trabalho. Tivemos uma pandemia fazendo com que além do espaço de trabalho físico, ocupássemos outras dimensões como o teletrabalho, o WhatsApp, essas novas formas de trabalho fragilizam e dificultam as relações e dentro dessas perspectivas qual o entendimento do CEFESS, em relação a questão da fragilidade? Defendemos que os espaços de trabalho precisam ser dignos”, destacou Ana Flávia.

No ano de 2018 retornou uma discussão sobre o estágio de pós-graduação, fato que não tem validade regulamentada. “Não se deve existir estágio em pós-graduação e para atuação do Assistente Social é necessário estar devidamente regulamentado, como assegura a Lei que regulamenta a profissão e nosso Código de Ética”, lembra Ana Flávia Oliveira.