CRESS investe em capacitação de funcionárias

Funcionárias do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) concluíram um curso sobre a Lei de Licitações e Contratos. Com carga horária de 60 horas, a capacitação de aperfeiçoamento foi desenvolvida para capacitar profissionais na área das licitações e visa aprimorar as habilidades necessárias para representar o CRESS em processos licitatórios.

O professor Rafael Santos de Menezes e Silva, as funcionárias do CRESS, Ana Patrícia Noia, Dasti Menezes e Roberta Kelly Silva

O curso que recebeu Dasti Menezes Roberta Kelly Silva e Ana Patrícia Noia abrangeu uma ampla gama de tópicos, desde os fundamentos legais até as estratégias mais avançadas para participar de licitações sob diferentes modalidades e tipos contratuais. A carga horária extensa permitiu às participantes explorar detalhadamente cada aspecto das legislações pertinentes, capacitando-as a atuar de forma eficaz no competitivo mercado das licitações.

De acordo com a coordenadora geral do CRESS, Dasti Menezes, a realização do curso foi de grande importância, “pois por meio dele pudemos nos atualizar acerca das mudanças ocorridas no âmbito das licitações e contratos com a aplicação da Nova Lei 14133/2021. Assim a realização dessa capacitação nos permite ter mais segurança nas contratações”, assegurou.

A presidenta do CRESS Dora Rosa Horlacher ratifica a necessidade de olhar para os funcionários capacitá-los para as mudanças que ocorrem diariamente, seja na área jurídica ou contábil. “O CRESS vem de forma inédita vem verificando junto aos trabalhadores quais são as suas necessidades de capacitação para o exercício da função. Ressaltando que ao assumirem o Conselho, verificaram essa necessidade bem como a modernização dos equipamentos, visto que não havia investimentos nessa área. O CRESS está atento as necessidades dos funcionários, para que possam atender de forma qualificada as profissionais de serviço social”, destaca.

A presidenta do CRESS Dora Rosa Horlacher

Ao longo do treinamento, as funcionárias do CRESS também tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os procedimentos formais e técnicos exigidos em cada etapa dos processos licitatórios. Além disso, o curso proporcionou uma análise aprofundada das melhores práticas para elaboração de propostas, gestão de contratos e resolução de possíveis impasses durante a execução dos projetos.

Ainda de acordo com Dasti Menezes para ter êxito em licitações, é importante conhecer os detalhes que envolvem esta disputa, tais como os princípios norteadores, os objetivos, os procedimentos, as exigências de habilitação, as regras contratuais e as sanções aplicáveis.

Com a conclusão bem-sucedida deste curso, as profissionais do Conselho Regional de Serviço Social estão agora ainda mais preparadas para enfrentar os desafios do mercado, contribuindo para o eficiente desenvolvimento de projetos que atendam às necessidades da instituição.