CFESS participa do Congresso Paranaense de Assistentes Sociais

Terminou neste domingo, 14 de outubro, o 5º Congresso Paranaense de Assistentes Sociais (CPAS), realizado em Foz do Iguaçu (PR), desde o dia 11. A convite do CRESS-PR, realizador do evento, o CFESS marcou presença no congresso, representado pelas conselheiras Esther Lemos e Ramona Carlos. Além da mesa de abertura e do encerramento, o CFESS também participou de conferências e de plenárias simultâneas.

A conselheira Esther Lemos, que compôs a mesa de abertura, registrou o significado da realização do congresso na região. “Isso demonstra a iniciativa de descentralização das ações do CRESS, fundamental na aproximação entre a categoria e a entidade que tem o objetivo básico de orientar, fiscalizar, disciplinar e defender o exercício profissional do/a assistente social”, afirmou.

Com cerca de 600 participantes, o CPAS 2012 teve o tema Conquistar, Consolidar e Resistir na Luta por Direitos e contou com conferências, mesas-redondas, plenárias simultâneas e oficinas. Uma das mesas, ocorrida no dia 12, abordou o tema Formação e Exercício Profissional na América Latina e também contou com a contribuição de Esther Lemos. Ela dividiu a fala em três momentos, fazendo reflexões sobre o movimento histórico na América Latina; a particularidade do serviço social brasileiro e desafios profissionais no âmbito da formação e do exercício profissionais; uma avaliação sobre as atividades que vêm sendo realizadas pelas entidades da categoria (Conjunto CFESS-CRESS, ABEPSS e ENESSO). Participou também da mesa o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Montaño.

“Destacamos as ações do Conjunto, pois envolvem diferentes sujeitos e exigem intensa articulação e tempo. Nossa luta é por uma educação permanente, que permita a reflexão, a análise crítica, a experimentação e o aprendizado coletivos a partir da realidade dos sujeitos que se põem neste desafio cotidiano, no Brasil e na América Latina. Os documentos elaborados pelos grupos de trabalho e as resoluções do CFESS contribuem para a defesa do exercício profissional, pois regulamentam temas do cotidiano profissional e apontam a indissociabilidade entre formação e exercício profissional”, enfatizou Esther Lemos. Ela também participou da plenária A organização dos trabalhadores do SUAS: perspectivas e debates, realizada no dia 13.

No último dia, a conselheira do CFESS Ramona Carlos compôs a mesa de encerramento, fazendo uma avaliação geral sobre o evento. Segundo ela, “eventos como o CPAS, cuja característica a destacar é a construção de uma agenda política proposta a partir das apresentações orais, gestada em sintonia com a agenda política deliberada pelo Conjunto CFESS-CRESS, constituem-se em possibilidades de fortalecimento das bandeiras de lutas, além de espaços efetivos que viabilizam uma maior e expressiva aproximação da categoria com o CRESS”.

O 5º CPAS teve 147 trabalhos inscritos e contou também com a participação de profissionais de outros estados, como Santa Catarina e Rio de Janeiro. A partir dos debates e apresentações dos trabalhos, foi construída uma proposta de agenda política para a categoria no Paraná, evidenciando a articulação entre esta e a agenda política do Conjunto CFESS-CRESS no país.

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS

Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014