Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Conselheiro do CRESS-SE toma posse no Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Representando o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), o conselheiro Aloísio Júnior tomou posse no Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (CEPCT), para atuação no biênio 2021-2023. A cerimônia foi realizada nessa quarta-feira (24), na sede da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), em Aracaju, e empossou todos os representantes da sociedade civil que farão parte do Comitê.

O conselheiro Aloísio Júnior falou sobre a importância em tomar posse, como integrante de Conselho de Classe. Segundo ele, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) atuam na defesa dos direitos humanos para denunciar e combater as formas de tortura. “Nós, assistentes sociais, atuamos em diversos locais e segmentos contra toda forma de opressão e tortura. Buscamos em nosso código de ética e em nosso projeto ético-político, defender os direitos humanos e garantir dignidade aos/as cidadãos/ãs. Estou muito honrado em fazer parte desse comitê que irá combater e prevenir à tortura em nosso estado”, destacou o conselheiro.

“É uma felicidade saber que estamos construindo esses mecanismos de combate à tortura, para lutar pela garantia dos direitos humanos, da liberdade, da igualdade, da dignidade da pessoa humana. A gente sabe que essa luta é árdua e complexa, é por isso que agradeço a todos e todas que estão tomando posse hoje, por estarem, enquanto cidadãos, dispostos a essa responsabilidade para a garantia desses direitos”, informou a secretária de Estado da Inclusão e da Assistência Social (SEIAS), Lucivanda Nunes.

O Comitê foi instituído pela Lei 8.135/2016 e é composto por representantes do poder público e da sociedade civil. O objetivo é fazer o monitoramento, enfrentamento e combate à tortura em Sergipe. O Comitê articulará ainda a implantação do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, também instituído pela Lei, a ser representado por peritos/as especialistas em identificar esse tipo de situação.

Ao todo, foram disponibilizadas sete vagas para representantes da sociedade civil, envolvendo movimentos sociais e conselhos de classe com atuação relacionada à prevenção e ao combate à tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes.

Confira as entidades que tomaram posse:

  • Instituto de Cultura, Desenvolvimento Social e Territorial do Povo Cigano do Brasil
  • Frente Estadual Pelo Desencarceramento de Sergipe
  • Movimento Panafricanista de Sergipe
  • Movimento Estadual de População em Situação de Rua
  • Associação dos Moradores e Amigos Remanescentes do Quilombo Porto D’Areia (Estância)
  • Conselho Regional de Psicologia – 19ª Região
  • Conselho Regional de Serviço Social – 18ª Região

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br