Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Ciclo de Atualizações em Legislação Previdenciária e BPC realizou 2º Módulo nesta sexta (11)

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) e o INSS, através do Programa de Educação Previdenciária (PEP), realizaram nesta sexta-feira (11), o segundo encontro do “Ciclo de Atualizações em Legislação Previdenciária e BPC (Benefício de Prestação Continuada)”.

Neste segundo encontro, a ministrante foi a coordenadora da Equipe Especializada do Programa de Educação Previdenciária da Superintendência do INSS no Nordeste, Luciana Miranda, que abordou o tema: “Legislação Previdenciária: Os tipos de Segurados e as Formas de Contribuição”.

A mediadora foi a conselheira do CRESS Sergipe e assistente social do INSS, Rita Regina, que durante o encontro, orientou os/as participantes sobre o ciclo e apresentou os temas dos 10 encontros. “Esse é o segundo encontro e o CRESS agradece mais uma vez a participação de todos/as profissionais e estudantes, de Sergipe e de vários estados do país, que estão participando. Lembrando que serão 10 encontros, todas as sextas-feiras, até 6 de agosto, e receberá certificado quem acompanhar, no mínimo, de 7 encontros”, enfatizou a conselheira.

Durante a explanação, a ministrante Luciana apresentou o Programa de Educação Previdenciária (PEP) e orientou sobre o que é a Seguridade Social, a Previdência Social; o INSS; a Filiação e a Inscrição e sobre os tipos de Segurados e as Formas de Contribuição.

“Existem dois tipos de segurados, os obrigatórios e os facultativos. Os obrigatórios são aqueles que exercem qualquer tipo de atividade remunerada, de natureza rural ou urbana, abrangida pela Previdência Social, de forma contínua ou eventual, com o sem vínculo empregatício. Eles podem ser empregados, empregados domésticos; trabalhadores avulsos, Microempreendedor Individual (MEI), ou um segurado especial. Já os segurados facultativos são aqueles que não exercem atividade remunerada e podem ser segurados se inscrevendo na Previdência Social por vontade própria mediante contribuição. Podem ser estagiários, bolsistas, estudantes, desempregados, ou síndico que não recebe remuneração”, explicou Luciana Miranda.

A ministrante destacou ainda como é feita a inscrição dos segurados e quais as formas de contribuição para cada uma das categorias.

Ao final do encontro, a ministrante tirou dúvidas dos/as participantes sobre os temas abordados. Os/as participantes também fizeram muitos elogios à Luciana pela apresentação, ao CRESS e ao INSS pela realização do Ciclo.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br