Neste 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, o CRESS Sergipe vem reforçar o compromisso com a defesa dos direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais no acesso às políticas sociais e ao usufruto e permanência em seus territórios, que é uma bandeira de luta do Conjunto CFESS/CRESS.
Apesar da importância da data, é preciso fortalecer as lutas e os direitos da população indígenas. Atualmente, a demarcação de terras indígenas vem sendo ameaçada. E com a pandemia da covid-19, muitos indígenas também sofreram com o aumentam de mortes e de casos da doença.
O CRESS-SE destaca ainda a defesa de ações para a garantia de saúde a toda a população indígena, em especial aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade. Vale ressaltar que, historicamente, essa população enfrenta grande dificuldade para acessar os serviços de saúde pública no país.
Sobre a data
O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi estabelecido em 1994 pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de dar visibilidade às lutas pelos direitos dos povos indígenas em todo o mundo. Em 2007, foi aprovada a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, que reconhece em seu artigo 33.1, que “os povos indígenas têm o direito de determinar sua própria identidade ou composição conforme seus costumes e tradições”.
💪🏾💪🏼Assistentes sociais na luta por demarcação, saúde e direitos humanos aos povos indígenas!