O oitavo encontro do “Ciclo de Atualizações em Legislação Previdenciária e BPC (Benefício de Prestação Continuada)”, foi realizado nesta sexta-feira (23), com o tema: Serviços Específicos do INSS, INSS digital e Meu INSS. O ciclo é promovido pelo CRESS Sergipe e o INSS, através do Programa de Educação Previdenciária (PEP).
A ministrante deste encontro foi a técnica do Seguro Social e servidora do INSS da Gerência Executiva de Itabuna-Bahia, Noélia Damasceno. E a mediação ficou por conta da conselheira do CRESS Sergipe e assistente social do INSS, Rita Regina.
Durante a abertura do ciclo, Rita apresentou a ministrante e orientou os/as participantes sobre o curso. “Agradeço pela presença e participação de todos/as nesse oitavo encontro. Esse ciclo de atualizações foi uma grande parceria entre o CRESS e o INSS e está sendo muito gratificante. Nosso objetivo é atuar na defesa da categoria, resguardando sua atuação profissional e oferecer cursos e capacitações é, com certeza, melhorar a qualificação profissional”.
A ministrante Noélia explicou sobre a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), quem tem direito e quais os elementos necessários, além de orientar sobre revisão e recurso. “A Certidão de Tempo de Contribuição é o documento que certifica o tempo e os salários de contribuição dos/as trabalhadores/as, que pode ser emitida pelo INSS, ou por outros regimes de previdência.
Ainda durante sua fala, Noélia Damasceno detalhou sobre o Meu INSS e o INSS Digital. “O Meu INSS é um aplicativo criado pelo INSS para facilitar o acesso às informações aos contribuintes. Essa é a melhor ferramenta e sistema que o INSS oferece para os segurados e cidadãos brasileiros, pois pelo aplicativo todos podem saber informações detalhadas sobre seu histórico de contribuição. São 96 serviços que o cidadão pode buscar pelo aplicativo, dentre eles, o simulador de aposentadoria, a prova de vida digital, além dos extratos e documentos”, destacou a ministrante, acrescentando que o Meu INSS pode ser baixado em diversas ferramentas como celular, notebook, computador ou tablet.
Ao final do encontro, Rita apresentou as principais dúvidas, comentários e elogios dos/as inscritos/as. Estão participando do Ciclo assistentes sociais, bacharéis e estudantes de Serviço Social de todo o país.
Ao todo, o Ciclo de Atualizações possui 10 encontros semanais, todas as sextas-feiras, das 19h às 21h, até 6 de agosto de 2021. Receberá certificado quem participar de 70% dos encontros.