Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

1º de outubro: CRESS-SE reforça compromisso do/a assistente social com a pessoa idosa

CRESS Sergipe destaca o compromisso do/a assistente social na luta pela garantia dos direitos da pessoa idosa.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Este sábado, 1° de outubro, é o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, e para reforçar a importância da data, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) destaca o compromisso do/a assistente social na luta pela garantia dos direitos da pessoa idosa, contra as desigualdades e pela consolidação de políticas públicas capazes de assegurar qualidade de vida, cidadania e atenção à saúde, reconhecendo o papel e valor da pessoa idosa na sociedade.

A defesa dessa população, além de ser uma bandeira de luta do Conjunto CFESS/CRESS, está de acordo com os princípios éticos do Serviço Social e os valores definidos pelo Projeto Ético-Político da profissão.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera-se idosa/o qualquer pessoa com mais de 60 anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), de 2020/2021, são 31,2 milhões de brasileiros estão nessa faixa etária, representando 14,7% da população.

A “Gestão é Preciso Estar Atento e Forte 2020-2023” ressalta ainda que é preciso assegurar a igualdade de oportunidades por meio de medidas para eliminar a discriminação, promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, identidade de gênero e orientação sexual, deficiência, raça, etnia, origem, religião, status econômico ou outro.

O Dia Nacional da Pessoa Idosa, antes celebrado dia 27 de setembro, passou a ser celebrado em 1º de outubro devido a promulgação da Lei nº 11.443/2006. E em 2003, já havia sido aprovado no dia 1º de outubro o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741), que foi um marco na regulação dos direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Já o Dia Internacional da Terceira Idade foi criado em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e objetiva sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e das necessidades de proteção e cuidados com esta população.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br