XXXI Encontro Descentralizado Nordeste do conjunto CFESS-CRESS discute novas diretrizes para o Serviço Social

Entre os dias 12 e 14 de julho, Teresina (PI) foi palco do XXXI Encontro Descentralizado Nordeste do conjunto CFESS-CRESS, um evento crucial que reuniu representantes de todos os Conselhos Regionais de Serviço Social da região. O evento contou com a participação da presidente e do vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS Sergipe), Dora Rosa Horlacher e Walisson Hipólito de Meira respectivamente.

Segundo Walisson Hipólito Meira o Encontro do Conjunto se divide em três etapas, em 2023 foi realizado o planejamento, esse ano é o monitoramento e em 2025 será de avaliação. “Em 2024 estamos analisando o que foi aprovado enquanto proposta do triênio para o conjunto CFESS-CRESS e realizamos um monitoramento dessas atividades que foram propostas, especificamente neste caso do ano de 2004 ao ano de 2025. Nesse processo a gente observa qual é a capilaridade dessa atividade”, detalha ele.

Este encontro, já consolidado na agenda do conjunto, teve como objetivo principal debater propostas por eixos temáticos, visando sua aprovação no Encontro Nacional CFESS-CRESS. Importante destacar que também são analisadas as prioridades dentro das propostas para o segundo semestre de 2024 e para o ano 2025. “A gente observa as especificidades e dificuldade de realização dessas atividades e, nesse sentido, são divididos em eixos, os debates, em Grupos de Trabalhos”, conta Walisson.

A diretoria do CRESS Sergipe participou dos Grupos de Trabalhos. Walisson esteve nos GTS de Inscrição, coordenou o eixo da Comunicação; Relações Internacionais e Formação Profissional, além do Fórum da COFI. A presidenta do CRESS, Dora Rosa Horlacher participou da reunião de Diretoria, do eixo de Orientação e Fiscalização Administrativa Financeira.

Participação e temáticas discutidas

A abertura do evento incluiu o 8º Fórum das COFIS Nordeste, cujo tema foi ‘Contextualização das ações propostas no Fórum das COFIs 2023’. Destacaram-se as contribuições de palestrantes como Edivana Siqueira (COFI Maranhão), Alyne da Grécia (COFI Piauí) e Maria Ines, que trouxeram insights essenciais para o debate.

Uma das palestras mais aguardadas abordou “As recentes transformações no mundo do trabalho e as legislações do Conjunto CFESS-CRESS”, trazendo análises profundas sobre o tema. Everton Melo da Silva (COFI Alagoas), Micarla de Mora Lima (agente fiscal do CRESS/RN) e representantes dos CRESS do Piauí e Ceará foram os principais palestrantes, oferecendo uma visão abrangente e atualizada.

Grupos de Trabalho e discussões

Durante o evento, ocorreram reuniões ampliadas dos GT’s: Inscrição, Anticapacitismo e antirracismo, refletindo o compromisso do conjunto CFESS-CRESS com questões de inclusão e equidade.

Outro destaque foi a palestra sobre “A plataforma de Fiscalização/Siscaf, formação de fluxos e o processo de fiscalização do exercício profissional”, ministrada por Maciângela Gonçalves (COFI CFESS) e Joseilma Soares (agente fiscal do CRESS/PE), com coordenação dos CRESS do Piauí e Alagoas.

Perspectivas futuras

O encontro em Teresina não apenas fortaleceu a colaboração entre os CRESS do Nordeste, mas também traçou novos caminhos para o Serviço Social na região. A participação ativa dos representantes do CRESS Sergipe, incluindo a presidenta Dora Rosa Horlacher e o vice-presidente Wallison Hipólito de Meira, destacou-se como essencial na definição das próximas diretrizes para a categoria.

Com debates ricos e construtivos, o XXXI Encontro Descentralizado Nordeste reafirmou o compromisso do conjunto CFESS-CRESS com a qualidade e a ética no exercício profissional do Serviço Social, marcando mais um passo significativo rumo ao fortalecimento da categoria e à promoção de políticas inclusivas e justas para todos.