Vice-presidente do CRESS Sergipe participa do 50º Encontro Nacional CFESS-CRESS em Brasília

Representando o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), o vice-presidente Wallison Hipólito participou do 50º Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado de 7 a 10 de setembro, em Brasília. O encontro reuniu cerca de 400 pessoas na capital federal, dentre assistentes sociais de base – eleitas/os em assembleia dos CRESS – gestões dos Regionais, do CFESS, trabalhadoras/es dos Conselhos, além da ABEPSS e ENESSO.

De acordo com o conselheiro Wallison Hipólito, esse encontro é o maior espaço deliberativo do Serviço Social. “Reunimos representantes da categoria e das gestões dos CRESS e CFESS para debater o planejamento das ações que serão realizadas para o próximo triênio 2023-2026. É nesse encontro nacional que também discutimos e apresentamos um relatório consolidado do que foi debatido nos Encontros Descentralizados, que aconteceram entre julho e agosto deste ano com os CRESS de cada região. Saímos desse evento com a organização dos próximos passos que devem ser priorizados pelos CRESS, após avaliar as propostas e os temas debatidos no evento, que são divididos pelos eixos: Administrativo-Financeiro, Seguridade Social, Orientação e Fiscalização Profissional, Ética e Direitos Humanos, Comunicação, Formação Profissional e Relações Internacionais”, explicou.

No primeiro dia de evento, a mesa de abertura contou com representações do CFESS, CRESS-DF, ABEPSS e ENESSO. Em 2023, o Serviço Social brasileiro celebra os 30 anos do Código de Ética da/o Assistente Social. E para comemorar, o CFESS lançou na abertura o novo cartaz com os 11 princípios do Código de Ética, os marcadores de página com cada princípio e o vídeo especial dos 30 anos.

Também foi realizada na quinta, 7, a mesa “10 anos das jornadas de junho e os impactos para a classe trabalhadora”, dedicada a fazer uma análise política e social da última década. Participaram da mesa o professor e historiador Felipe Demier (UERJ) e a professora da UFRN e assistente social Josiane Soares Santos, ex-presidenta do Conselho Federal.

Na sexta-feira, 8, e sábado, 9, as mesas de debate promoveram um resgate histórico dos últimos 50 anos e pontuaram desafios para a agenda do Conjunto CFESS-CRESS.

No domingo, 10, último dia de encontro, foram aprovadas 103 deliberações. Uma importante deliberação foi a construção de mais um volume da Série Assistentes sociais no combate ao preconceito, com o tema de enfrentamento ao capacitismo e a priorização da orientação e fiscalização do Serviço Social na educação básica, assim como ações na garantia de inserção nos 70% do Fundeb, o que fortalecerá a luta pela implementação da Lei 13935/2019, que garante a presença do Serviço Social e da Psicologia nas redes básicas de educação. Também foi aprovado que o tema para o Dia da (o) Assistente Social 2024 será sobre a luta anticapacitista.

Para o triênio 2023-2026, a categoria aprovou a realização de 3 seminários nacionais: Seminário Nacional Serviço Social, Feminismos e Diversidade Trans (em Belo Horizonte/MG, em 2024), o Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista (em Recife/PE, em 2025) e o 7º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS (em Campo Grande/MS, em 2025).

Arte: Ascom/CFESS
Fotos: CFESS e ASCOM/CRESS-SC