Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Tribuna Livre lembra o Dia do Assistente Social

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

A Tribuna Livre desta segunda-feira, 17/05, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi ocupada pela presidente do Conselho Regional de Assistência Social (Cress), Lizandra Oliveira, que na ocasião, lembrou o Dia do Assistente Social, comemorado no último dia 15 de maio. Em seu discurso, Lizandra ressaltou a importância do papel do profissional e destacou luta da categoria por melhorias salariais e condições de trabalho.

“Ainda que tenhamos mais de 50 anos de regulamentação, são poucas as pessoas que entendem o a função do assistente social, cujo principal papel é trabalhar a sociabilidade de maneira igualitária e pacificadora, em prol daqueles menos favorecidos”, explicou Lizandra.

Ainda em seu pronunciamento, Lizandra destacou a tramitação no Congresso Nacional de dois projetos que favorecem os assistentes sociais. “O primeiro projeto dispõe sobre o estabelecimento de uma carga horária de 30 horas para os profissionais. Esta já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora tramita no Senado. Já o segundo projeto estabelece a um piso salarial para a categoria”, disse a vice-presidente do Conselho Regional de Assistência Social.

Segundo Lizandra, a aprovação dos dois projetos é de suma importância para os profissionais da Assistência Social, visto que atualmente sofrem com uma extensa carga horária de trabalho e baixa remuneração. “Em todo o Brasil, há disparidades salariais e os salários não satisfazem diante da longa jornada de trabalho. Em Aracaju, além dessa situação, os assistentes sociais não têm as condições mínimas para a prestação de serviços à sociedade. Sempre ocupamos espaços públicos das comunidades de maneira adaptada, o que impossibilita a realização de um trabalho de qualidade “, afirmou Lizandra.

A coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes (Unit), Miraci Correia, também fez uso da palavra e destacou a necessidade de se construir um terreno fértil para a chegada dos novos profissionais ao mercado de trabalho. “Aqui em Sergipe, temos quatro universidades que oferecem o curso de Serviço Social. Somente na Unit são formados mais de 300 profissionais por ano. Por isso é necessária a realização de concursos públicos e a regulamentação da jornada de trabalho e remuneração, para que eles possam desenvolver suas atividades de maneira ética e com qualidade”, disse Miraci.

Os vereadores Elber Batalha (PSB), Rosângela Santana (PT), Moritos Matos (PDT), Danilo Segundo (PSB), Valdir Santos (PTdoB) e Magal da Pastoral (PT) parabenizaram as convidadas por suas respectivas explanações e expressaram apoio à luta da categoria. “Dia como esses nos permite refletir sobre a profissão e buscar ações que possibilitem o melhor para a categoria. Concordo com o estabelecimento do piso salarial para vocês, sei como é a luta, pois a minha classe conseguiu recentemente vencer essa luta. Os assistentes sociais merecem avançar na construção desse projeto para que não fiquem à mercê das políticas assistencialistas dos municípios”, declarou Rosângela.

Fonte: CMA

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br