Aprofundar sobre a implantação da Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS e avançar na luta pelo direito à comunicação. Estas foram algumas das propostas do 2º Seminário Nacional de Comunicação do Conselho Federal e Regionais, realizado no dia 8 de setembro, em Florianópolis (SC), reunindo conselheiros/as e assessores de comunicação do Conjunto.
Num contexto de inovações tecnológicas no campo de comunicação e, principalmente, de profunda e absurda concentração dos meios de comunicação nas mãos de pequenos, mas poderosos grupos e conglomerados midiáticos, é urgente a luta dos/as assistentes sociais pela comunicação como bem público e direito humano; a comunicação para o fortalecimento dos movimentos sociais e da classe trabalhadora na perspectiva crítica e emancipatória; e, fundamentalmente, a participação e o controle social no monitoramento dos meios de comunicação.
“São quase vinte anos de acúmulo que construímos, tijolo por tijolo, no campo da comunicação. E é hora de aprofundarmos ainda mais neste campo que tem interface ao Serviço Social”, contextualizou a coordenadora da Comissão de Comunicação do CFES, Kênia Augusta Figueiredo, durante a mesa de abertura do Seminário, que contou também com a participação da coordenadora Nacional de Pós-Graduação da ABEPSS, Sâmya Rodrigues Ramos, da presidente do CRESS-SC, Miriam Martins Vieira da Rosa, e da vice-presidente do CFESS, Sâmbara Paula Ribeiro.
“Estes Seminário é um espaço de aperfeiçoamento não só da Política de Comunicação, mas também de seus instrumentos”, afirmou Sâmya, da ABEPSS.
A presidente do CRESS-SC destacou a importância de o Regional ter sediado o evento, que levanta mais uma bandeira de luta para a profissão.
E para encerrar o primeiro momento do Seminário, a vice-presidente do CFESS Sâmbara reforçou: “o Conjunto CFESS-CRESS é impelido a pensar formas de resistência e definir estratégias de enfrentamento da barbárie. E a comunicação entra nesse âmbito, área que possui interface dialética com a realidade social, política e econômica”.
O 2º Encontro Nacional de Comunicação é uma deliberação do 38º Encontro Nacional do Conjunto. A primeira edição foi realizada em 2006, no Espírito Santo.
Comunicação e democracia em tempos do capital fetiche
Este foi o tema da primeira mesa-redonda do dia. O professor-doutor aposentado da UnB e articulista do Observatório da Imprensa, Venício Artur de Lima, contextualizou as discussões no âmbito da comunicação como direito público.