O assistente social Aloísio Santos foi escolhido presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) na última eleição da Mesa Diretora, realizada no último dia 31 de janeiro. O profissional representa, no CEAS, o Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região – Sergipe (CRESS/SE)
Após permanecer como vice-presidente do conselho durante um ano, o conselheiro e atual presidente do CEAS foi escolhido por aclamação pelas entidades da sociedade civil organizada que integram o conselho para liderar este que é o principal espaço de deliberação da política de Assistência Social no Estado e, assim como os demais conselheiros, atuar no sentido de exercer o controle social, fiscalizando as ações do poder executivo voltadas para os usuários.
Paritário, o CEAS é formado por nove representantes do poder público estadual e outros nove da sociedade civil organizada: entidades não-governamentais que atuam no campo da assistência social, entidades dos Trabalhadores do SUAS e representantes dos usuários.
Como trabalhador do Sistema Único da Assistência Social, Aloísio Júnior reafirmou o compromisso de realizar uma gestão totalmente coletiva, com ampla democracia interna e intensos debates. Ele explica que o intuito é fortalecer a sociedade civil na gestão do CEAS, priorizando as pautas dos usuários, dos trabalhadores do SUAS e das entidades não governamentais.
“Não vamos permitir que o Poder Público Estadual e o Conselho Nacional de Assistência Social ditem as prioridades do Conselho Estadual. Quem conhece nossa realidade somos nós, que atuamos no cotidiano das políticas públicas, ou seja, trabalhadores e usuários dos serviços”, explicou o novo presidente.